Guterres lembra na ONU caso português do combate às drogas

Portugal tem hoje uma das taxas de mortalidade por uso de drogas mais baixas da Europa, frisou o secretário-geral da ONU

Foto
Reuters/JAMES AKENA

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou esta segunda-feira, durante as celebrações do Dia Internacional contra Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito, a descriminalização das drogas em Portugal.

"Sei, por experiência pessoal, como uma abordagem baseada na prevenção e tratamento pode ter resultados positivos. Enquanto primeiro-ministro de Portugal, usei a flexibilidade das três convenções internacionais para controlo de drogas para introduzir respostas não criminais à posse de drogas para uso pessoal. Mais recursos foram dedicados à prevenção, tratamento e programas de reintegração", disse Guterres numa mensagem.

"Portugal tem hoje uma das taxas de mortalidade por uso de drogas mais baixas da Europa. Em 2001, tinha a taxa de infecção de HIV [VIH, em português] entre consumidores de drogas mais alta da região; desde a entrada em vigor da nova política, esta taxa, e as taxas de todas as doenças transmitidas sexualmente, desceu de forma dramática. O uso de drogas também desceu", acrescentou.

O secretário-geral da ONU disse-se ainda "orgulhoso destes resultados e esperançoso de que os resultados desta experiência continuem a encorajar os Estados-membros a discutir e explorar soluções compreensivas e com base em factos."

Segundo um relatório recente da ONU, o consumo de drogas causa 190 mil mortes todos os anos. Na sua nota, Guterres lembra que os países-membros concordaram no ano passado com uma série de acções durante uma sessão especial da Assembleia Geral sobre o problema mundial das drogas.

"Apesar dos riscos e desafios de enfrentar este problema global, espero e acredito que estamos no caminho certo e que juntos podemos implementar uma abordagem coordenada e compreensiva que conduza a soluções sustentáveis", concluiu Guterres.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar