WTF? Organismo mundial do taekwondo muda de nome para evitar embaraço

A associação de taekwondo foi rebaptizada de World Taekwondo, já que as anteriores iniciais WTF tinham “conotações negativas não relacionadas com a organização”, afirma o presidente.

Foto
As conotações da sigla WTF levaram à alteração do nome. Nesta fotografia, a quinta pessoa a contar da esquerda é o presidente do organismo, Chungwon Choue DR

A Federação Mundial de Taekwondo – em inglês World Taekwondo Federation, que abrevia para WTF – mudou de nome por causa da “conotação negativa” associada às suas iniciais. Na sexta-feira, a associação passou a chamar-se World Taekwondo.

A sigla WTF tem um significado um tanto grosseiro em inglês, e é normalmente utilizada para expressar surpresa, incompreensão ou indignação. A sigla abrevia a expressão “what the fuck” – algo como “mas que c...”, numa tradução livre – e é amplamente utilizada na Internet e fora dela, não só em países anglófonos mas um pouco por todo o mundo.

O organismo mundial de taekwondo – uma arte marcial coreana agora presente a nível global, sendo inclusive um desporto olímpico – usava o nome e a sigla desde a sua criação, em 1973. Mais recentemente, para evitar o embaraço e a ligação à expressão, a direcção do organismo começou a ponderar alterar o nome.

“Sabemos que, num mundo competitivo, temos de evoluir e adaptar para nos mantermos relevantes e atrair audiências jovens e modernas. Na era digital, o acrónimo da nossa federação ganhou conotações negativas não relacionadas com a organização, daí que tenha sido importante rebaptizá-la”, afirma Chungwon Choue, o presidente da antiga WTF, num comunicado publicado no site oficial da federação. A nova designação, considera o presidente, “é distintiva e simples”. 

Sugerir correcção
Comentar