FC Porto entrega emails à PJ. Federação envia classificações dos árbitros desde 2011

No mesmo dia em que FC Porto diz que entregou documentação à PJ, fonte da FPF revela que todos os dados das classificações dos árbitros desde 2011 foram enviados à PGR.

Foto
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol MIGUEL MANSO

Há novos desenvolvimentos no caso dos emails. Fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou ao PÚBLICO que todos os dados das classificações dos árbitros desde 2011 foram enviados à Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito do inquérito aberto por esta entidade. 

Esta confirmação surgiu no mesmo dia em que o FC Porto anunciou a entrega à Polícia Judiciária dos emails que tem vindo a revelar publicamente e que têm servido para acusar o Benfica de controlar a arbitragem.

"O FC Porto informa que, através do seu director de Informação e Comunicação, satisfez o pedido da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e entregou-lhe toda a documentação disponível em suportes originais do denominado dossier emails de e para o SL Benfica", diz o comunicado do clube, publicado nesta sexta-feira.

A última vaga de emails revelados pelo FC Porto denuncia a alegada partilha de mensagens de telemóvel do actual presidente da FPF, na altura em que presidiu à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), entre o director de conteúdos da BTV, Pedro Guerra, e o ex-presidente da Assembleia-Geral da LPFP Carlos Deus Pereira.

Numa primeira reacção nesta sexta-feira de manhã, fonte da FPF disse à Lusa que Fernando Gomes encaminhou “sempre” as suspeitas de irregularidades ou de crimes para as instâncias competentes.

Questionada pela agência Lusa acerca das denúncias do FC Porto sobre a alegada influência do Benfica na arbitragem, fonte oficial da FPF assegurou que o líder federativo tem “pulso firme”, mas não trata os assuntos na “praça pública”. “Desde o primeiro dia do seu mandato na FPF, Fernando Gomes tem feito um trabalho silencioso, mas eficaz, para defender a verdade desportiva. Sempre que tem conhecimento de qualquer informação ou facto que possa indiciar irregularidades ou práticas criminais, o presidente da FPF encaminhou esses dados para as entidades policiais, de investigação ou para os órgãos de justiça desportiva", explicou.

“Este combate, que tem sido feito de forma discreta, mas com pulso firme, não é feito na praça pública, mas nas instâncias adequadas, com competência para apurar a verdade dos factos", disse a fonte federativa, acrescentando que "Fernando Gomes contratou o sistema de prevenção e monitorização que permite detectar os jogos viciados em função das apostas desportivas”.

A 6 de Junho, Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto, revelou no Porto Canal emails que terão sido trocados entre Adão Mendes, antigo árbitro da Associação de Futebol de Braga, e Pedro Guerra, director de conteúdos da Benfica TV e comentador da TVI, e que segundo aquele responsável portista configuram a existência de uma alegado “esquema de corrupção [na arbitragem] para beneficiar o Benfica”.

Seguiu-se nas semanas seguintes a revelação de outros emails, incluindo do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

O Benfica reagiu novamente nesta sexta-feira, negando "qualquer tentativa de condicionamento quer da arbitragem, quer dos órgãos da justiça desportiva" e reiterando a intenção de recorrer para os tribunais.

Sugerir correcção
Ler 25 comentários