Cinco PME portuguesas seleccionadas para financiamento do Horizonte 2020

A Enging, a Nano4Global, a Xarevision, a Pro-Drone e a Horizon Behaviour, foram as eleitas por Bruxelas para receber um apoio de 50 mil euros cada

Foto
As empresas portuguesas integram um lote de 129 PME inovadoras de 25 países diferentes Rui Gaudencio

A Comissão Europeia distinguiu cinco pequenas e médias empresas portuguesas (PME) inovadoras no âmbito do Programa de Investigação Horizonte 2020, atribuindo a cada uma delas 50 mil euros, foi divulgado esta quinta-feira, 22 de Junho.

As empresas portuguesas integram um lote de 129 PME inovadoras de 25 países diferentes, que foram distinguidas com um investimento global superior a seis milhões de euros.

As cinco PME portuguesas seleccionadas são a Enging -- Make Solutions, de Oliveira do Hospital, que foca a sua atenção nos motores eléctricos, a Nano4Global, na área da nanotecnologia e análise molecular, a Xarevision, do Porto, no ramo da inteligência artificial, a Pro-Drone, de Lisboa, na manutenção e inspecção das turbinas eólicas, e a Horizon Behaviour, da Vidigueira, na área do turismo.

À margem da divulgação da lista de empresas seleccionadas, o comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas disse, citado no comunicado hoje divulgado, que o Instrumento PME proporciona oportunidades únicas para as PME europeias terem o apoio de que precisam para escalar as suas ideias - para um conceito mais estruturado, para uma fase de teste e, finalmente, de comercialização.

"As cinco PME hoje premiadas apresentaram projectos de grande qualidade e demonstraram uma grande abrangência geográfica e temática, o que é um excelente sinal para o crescimento económico sustentável do país", referiu.

Nesta fase do Instrumento PME, cada projecto pode receber até 50 mil euros.

O objectivo é que cada PME prepare uma proposta de negócios para uma ideia que tenha potencial disruptivo, estudando a viabilidade do conceito proposto.

Além do estímulo financeiro, as empresas também recebem até três dias de aconselhamento personalizado e outros serviços de apoio à gestão e criação de negócios.

Desde o lançamento do programa, a 1 de Janeiro de 2014, foram seleccionadas 2.337 PME para financiamento ao abrigo da Fase 1 do Instrumento PME, 62 das quais portuguesas 

Sugerir correcção
Comentar