Daniel Day-Lewis vai deixar a carreira de actor

Porta-voz diz que esta é uma "decisão privada" e que nem Day-Lewis nem os seus representantes farão comentários.

O filme <i>O Meu Pé Esquerdo</i> valeu-lhe o seu primeiro Óscar
Foto
O filme O Meu Pé Esquerdo valeu-lhe o seu primeiro Óscar Reuters/Mario Anzuoni

Daniel Day-Lewis vai deixar a representação, noticia esta terça-feira a Variety. O protagonista de Lincoln é o único actor distinguido com três Óscares de Melhor Actor pela Academia norte-americana.

“Daniel Day-Lewis não trabalhará mais como actor. Ele está imensamente grato a todos os seus colaboradores e ao público que teve ao longo de muitos anos. Esta é uma decisão privada e nem ele nem os seus representantes farão quaisquer comentários futuros acerca do assunto”, afirmou em comunicado Leslee Dart, porta-voz de Day-Lewis, citado pela Variety.

Os prémios de Melhor Actor da Academia começaram a chegar às mãos de Day-Lewis com o filme O Meu Pé Esquerdo (1989), de Jim Sheridan, e a sua interpretação do escritor e pintor Christy Brown. Anos depois, Day-Lewis foi distinguido depois pelo seu papel em Haverá Sangue, filme de 2008 de Paul Thomas Anderson. O terceiro Óscar de Melhor Actor recebeu-o pelo papel de protagonista em Lincoln (2013), uma obra de Steven Spielberg.

Daniel Day-Lewis, de 60 anos, esteve indicado para Melhor Actor – ainda que não tenha levado para casa a estatueta – pelos filmes Em Nome do Pai e Gangues de Nova Iorque.

A sua estreia no grande ecrã aconteceu aos 14 anos, numa participação no filme Sunday, Bloody Sunday (1971), tendo depois chamado a atenção dos críticos em 1985, quando integrou o elenco de A Minha Bela Lavandaria, o icónico filme de 1985 que Stephen Frears realizou a partir do argumento de Hanif Kureishi sobre o romance entre um jovem paquistanês radicado em Londres e um seu antigo colega da escola. 

A confirmar-se este anúncio, Phantom Thread, filme em que voltou a reunir-se com o realizador Paul Thomas Anderson, será o último trabalho de Daniel Day-Lewis. Tem estreia marcada para Dezembro.

Notícia corrigida a 21/06, rectificando a informação acerca do filme A Minha Bela Lavandaria, erradamente descrito como série televisiva na versão anterior.