Um ferido e sete desaparecidos em colisão de navios dos EUA e das Filipinas

Foi aberto um inquérito para apurar as causas da colisão entre o USS Fitzgerald e um cargueiro.

Foto
O incidente está sob investigação, tendo sido aberto um inquérito Reuters/HANDOUT

Um navio de guerra norte-americano colidiu, nesta sexta-feira, com um navio mercante filipino ao largo da costa do Japão, provocando um ferido e sete desaparecidos, adiantaram as Forças Armadas norte-americanas, citadas pela agência Associated Press (AP).

Numa breve declaração escrita, a frota naval norte-americana no Pacífico, a Pacific Fleet, no Havai, disse que a Marinha pediu ajuda à guarda-costeira japonesa e anunciou que foi aberto um inquérito para apurar as causas da colisão. A cadeia de televisão japonesa NHK avançou que sete membros da tripulação do navio de guerra americano estão desaparecidos.

Imagens captadas pela cadeia NHK num helicóptero mostravam a retirada de um tripulante a partir do convés do navio, assim como vários membros da tripulação que estavam no convés. Uma fonte militar norte-americana disse à AP que três compartimentos do USS Fitzgerald  estavam a inundar.

A extensão dos estragos nos navios – o destroyer norte-americano USS Fitzgerald e o navio da marinha mercante filipino ACX Crystal – está ainda por determinar.

A colisão aconteceu por volta das 2h30 de sábado locais (18h30 de sexta-feira em Lisboa), quando o navio americano navegava a 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka, onde os Estados Unidos da América têm uma base naval, explicava o comunicado norte-americano, citado pela AFP.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários