Funicular de Santa Luzia, em Viana do Castelo, já reabriu

Elevadores estiveram encerrados durante cerca de um mês e meio, para manutenção.

Em Agosto de 2016, mês recorde, o funicular transportou mais de 40 mil pessoas
Fotogaleria
Em Agosto de 2016, mês recorde, o funicular transportou mais de 40 mil pessoas Diogo Baptista
Fotogaleria

O percurso de 650 metros entre o centro de Viana do Castelo e o topo do monte de Santa Luzia já podem voltar a ser percorridos no funicular da cidade. Depois de cerca de um mês e meio encerrados para obras de substituição de cabos de tracção e de manutenção, os dois elevadores voltam a funcionar com o mesmo horário.

Com lugar para 24 passageiros, a viagem de subida ou descida no Funicular de Santa Luzia é a maior de todos os funiculares do país. Cumpre 650 metros num desnível de 160 metros em seis a sete minutos. Este veículo, que ganhou o prémio de Infra-estrutura Ferroviária do Ano em 2013 e em 2014, reaabriu há 10 anos e já recebeu quase um milhão de passageiros. Desde Janeiro até Abril de 2017 já viajaram nestes elevadores perto de 20 mil pessoas.

Construído por iniciativa do portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, o funicular foi inaugurado em 1923. Em 2005 foi transferido para o domínio público do Município de Viana do Castelo e, nesse ano, foi alvo de uma obra de mais de dois milhões de euros para a renovação da linha. Os muros que a ladeiam e as duas carruagens foram instaladas, fazendo deste o funicular mais moderno do país.

Os elevadores de sentido oposto estão preparados para transportar cadeiras de rodas e carros de bebés. As bicicletas dos ciclistas que queiram palmilhar os trilhos de montanha até ao Santuário de Santa Luzia também podem entrar, poupando-se ao esforço de vencer um desnível de 160 metros. A viagem de ida e volta tem o custo de três euros e a de um só sentido custa dois euros.

Texto editado por Abel Coentrão

Sugerir correcção
Comentar