Semibreve tem 2500 euros para uma obra de arte digital

Edigma Semibreve Award está de regresso ao festival de música electrónica. Candidaturas estão abertas até 15 de Julho

Foto
Growing Verse, de Junya Oikawa, foi o projecto vencedor em 2016

Já se sabe que o Semibreve vai transformar Braga no epicentro da música electrónica em Outubro. No entanto, nem só de concertos se faz este festival: nesta sétima edição regressa também o Edigma Semibreve Award, um “prémio internacional na área digital, principalmente no que toca à interactividade”.

Incentivar e premiar a criação artística digital, dando particular enfoque a projectos artísticos que recorram à interactividade, à imagem e ao som — eis o objectivo do Edigma Award. Pela segunda vez consecutiva, o concurso associa-se ao Semibreve. Também o engageLab e a Universidade do Minho são entidades responsáveis pela “supervisão científica dos trabalhos submetidos”, revela ao P3 o director artístico do Semibreve, Luís Fernandes.

No ano passado, o vencedor foi o japonês Junya Oikawa com a instalação visual Growing Verse, levando consigo um prémio monetário no valor de 2500 euros, para além de ver a sua obra exibida no festival. Este ano o prémio mantém-se e o distinguido será exposto “em duas fases”: no Theatro Circo, em Braga, e no showroom da Edigma, no Parque das Nações, em Lisboa. 

Junya Oikawa - Growing Verse No.1 (Demo 1) from JunyaOikawa on Vimeo.

As inscrições decorrem até 15 de Julho no site do Semibreve, onde podes também encontrar o regulamento (em pdf) e todas as condições do concurso. São aceites candidaturas individuais ou colectivas, de profissionais, companhias, entidades educativas ou públicas e organizações não-governamentais, provenientes de Portugal ou do estrangeiro, sendo que o trabalho, que deve estar inserido no campo das artes digitais, tem de ter sido produzido entre 2015 e 2017.

O Semibreve irá dividir-se entre o Theatro Circo, GNRation a Casa Rolão de 27 a 29 de Outubro. Gas, Rabih Beaini, Lawrence English, Laurie Spiegel, Beatriz Ferreyra, Sabre, Deathprod, Fis e Kyoka são alguns dos artistas confirmados.

Sugerir correcção
Comentar