Programa Vieira da Silva em Festa celebra o aniversário da pintora esta terça-feira

Concertos de Lula Pena e Gabriel Godoi, excertos do documentário de Jorge Silva Melo sobre o fotógrafo Fernando Lemos e visitas guiadas às exposições da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva entre as várias actividades gratuitas previstas.

Foto
DR

Um programa com exposições, oficinas, actividades para crianças e concertos assinala esta terça-feira, 13 de Junho, em Lisboa, o aniversário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva (FASVS) festeja o aniversário da artista, que coincide com o dia de Santo António, com várias actividades gratuitas entre as 10h e as 19h no museu, no Jardim das Amoreiras e na Casa Atelier Vieira da Silva.

Do programa fazem parte concertos de Lula Pena e de Gabriel Godoi, bem como a exibição de excertos do documentário Fernando Lemos. Um filme que anda a ser feito, de Jorge Silva Melo, sobre o artista português que se radicou no Brasil durante a ditadura do Estado Novo, em 1953, e que ali acabou por ficar a residir, trabalhando como fotógrafo, gráfico, poeta e pintor.

Estão ainda previstas no programa visitas guiadas às exposições actualmente patentes no museu, como Interferências, de Jorge Martins, e à colecção permanente do museu dedicado a Maria Helena Vieira da Silva e ao marido, o artista Arpad Szenes.

Também serão realizadas oficinas e jogos populares, assim como uma feira do livro de arte.

Este é o quinto ano consecutivo que a Fundação Vieira da Silva celebra o aniversário da pintora, nascida há 109 anos, com um programa alargado de iniciativas gratuitas.

De acordo com a fundação, o objectivo deste programa é promover o conhecimento da artista e da sua obra, atraindo novos públicos, e revitalizar o Jardim das Amoreiras como espaço de lazer e como pólo cultural e artístico, em parceria com outras instituições.     

Sugerir correcção
Comentar