Guardiola lê manifesto pelo referendo de independência da Catalunha

Treinador do Manchester City apela a que se faça frente "aos abusos de um Estado autoritário".

Foto
Guardiola, Carles Puigdemont e outros dirigentes catalães Albert Gea/REUTERS

Ao meio-dia, pelo pico do calor, em Barcelona, o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, leu em catalão, espanhol e inglês, o manifesto Referendo é Democracia, em apoio da convocatória para o referendo sobre a independência da Catalunha, a 1 de Outubro, feita pela Generalitat catalã sem o apoio do Governo central.

"Apelamos a todos os democratas da Europa e do mundo para fazer frente aos abusos de um Estado autoritário", apelou Guardiola, ex-treinador do Barcelona, ladeado pelos principais líderes do processo independentista e bastantes jovens. Presentes estariam 30 mil pessoas, segundo a Guarda Urbana, diz o El País.

Foi também anunciada a pergunta que se pretende pôr à consideração dos catalães: "Quer que a Catalunha seja um Estado independente sob a forma de república?" O anúncio da data deste novo referendo foi feito na sexta-feira pelo presidente do governo autonómico, Carles Puigdemont.

O Governo espanhol garantiu que não permitirá a realização desde referendo, mas acordou com o PSOE e com o Cidadãos que não tomará medidas exageradas. "Qualquer actuação que passe dos anúncios aos actos será objecto de recurso no Tribunal Constitucional", prometeu  o porta-voz do Governo, Íñigo Méndez de Vigo.

Sugerir correcção
Ler 22 comentários