Uma ópera, burguesa ou trash, para dinamitar convenções

Um Libreto Para Ficarem em Casa, Seus Anormais é a primeira encenação de Albano Jerónimo e uma ópera desviante que cruza um texto de Rodrigo García com o Fitzcarraldo de Herzog. Em estreia no D. Maria II, Lisboa.

Fotogaleria
Um libreto para ficarem em casa seus anormais Filipe Ferreira
Fotogaleria
Um libreto para ficarem em casa seus anormais Filipe Ferreira

Um alemão chega a Portugal, convidado pelo Teatro Nacional, a fim de trabalhar numa ópera com e para a comunidade. Depois de muito palmilhar pelo mundo, a evangelizar e doutrinar indígenas de toda a espécie, expondo-os aos maravilhamentos da música erudita capaz de lhes iluminar as vidas, esse alemão melómano dedica-se a uma empreitada semelhante durante o período de crise económica em Portugal. Chama-se Fitzcarraldo e qualquer semelhança com o Fitzcarraldo de Werner Herzog é puramente propositada.

Fitzcarraldo foi chamado por Albano Jerónimo para a sua primeira encenação, enquanto elemento capaz de ligar os blocos de texto que o autor argentino Rodrigo García escreveu sob o título Tivessem Ficado em Casa, Seus Anormais. Aqui, as palavras de García são cantadas, transformadas numa ópera provocadora com música da autoria de Vítor Rua, uma forma de tornar a sua comunicação mais eficaz. Como se besuntadas com a música as palavras pudessem fazer-se mais escorregadias.

Um Libreto para Ficarem em Casa, Seus Anormais é a primeira encenação de Albano Jerónimo e decorre sob um pano de fundo de auto-ironia permanente, em que Albano entra igualmente como actor cujo papel é o de um encenador. Tudo começou há dois anos e meio, com Pocilga, texto de Pasolini que John Romão dirigiu e em que o Albano vestia a pele de um homem que renegava a construção humana e entregava o seu corpo aos porcos. Foi Romão quem o espicaçou, dizendo-lhe que estava na altura de experimentar a pele de encenador. E, para ser consequente, colocou-lhe um texto de Rodrigo García – de quem John foi assistente – nas mãos. Jerónimo deixou esse texto a marinar e preferiu um outro. Este – mais antigo no percurso de García, e também por isso mais desbragadamente violento, anti-capitalista, de caninos ferrados na burguesia.

“O Rodrigo diz qualquer coisa como: a Humanidade vai toda a caminho de embater contra um muro e a única coisa que nos resta é entretermo-nos uns aos outros de forma jocosa”, recorda o actor agora encenador. “É esse patinar e chafurdar na merda com um sorriso” que Albano diz interessar-lhe. Daí o seu interesse por este texto mais antigo, “na base do espírito mais revolucionário dele – América do Sul, joder, tíos, este nervo e esta vibração mais pura ou livre”. A esta natureza agressiva e violenta da escrita de García, Albano e Mickael de Oliveira (dramaturgo que assina a adaptação do material) escancaram uma janela para o ridículo, por acreditarem que o drama deixou de ser suficiente. “Quando se está em casa e se vê na Internet o anúncio de um sumo antes de se assistir a uma morte em directo no Brasil, acho que a violência já é tomada por garantida. Acredito verdadeiramente que o ridículo é o mais interessante para trabalharmos e comunicarmos”, reforça.

Não é apenas o ridículo, mas também a rapidez com que Um Libreto passa de um registo operático para “um vómito trash, quase punk” que acelera na direcção da cacofonia. A ópera, aliás, símbolo do gosto burguês, quase só é convocada para que se lhe possa ‘vomitar’ em cima, não apenas com guitarras eléctricas, baixo e bateria em desvario, mas praticamente desde que na introdução se anuncia que a proposta em cima da mesa é a de “uma ópera política e comunitária sobre os conceitos de revolta e de bondade”. Em cada momento, Albano, elenco (de que fazem parte actores da Crinabel) e músicos parecem entreter-se “apenas” a dinamitar todas as ideias e convenções que possam convocar. “Tudo isto misturado”, diz Albano, “é um estilhaçar da palavra, que era o que me interessava, e que isso pudesse ser musical.”

Como se a única forma de pisar o palco do Teatro Nacional D. Maria II (o espectáculo está em cena até 2 de Julho) fosse a da provocação constante. Sendo, talvez, a maior de todas aquela que continua a chegar na forma de um homem branco, germânico, que se apresenta como evangelizador, disciplinador e educador dos indígenas para, paradoxalmente, celebrar o seu fracasso musical com a vitória do incitamento à revolta. “Isto está directamente ligado com a nossa situação actual económica, política e social”, concede Albano. “Mas essas são camadas que deixamos para o público.” Só que o público, mesmo sem receber uma picareta à entrada, não deverá ter grandes dificuldades em revolver a terra até chegar a essa mesma conclusão. A essa ou a qualquer outra para se sinta empurrado no meio do caos.

Sugerir correcção
Comentar