Detido o activista de extrema-esquerda que estava há 45 anos em fuga no Japão

Masaaki Osaka foi detido no mês passado num apartamento em Hiroshima. O homem é acusado de ter incendiado um agente da polícia em 1971.

Foto
A comunicação social japonesa afirma que nunca um suspeito tinha ficado tanto tempo fugido da polícia Reuters/Thomas Peter

O japonês Masaaki Osaka foi detido pelas autoridades nipónicas depois de ter estado fugido à polícia durante mais de 45 anos. Osaka é acusado de ter assassinado um agente da polícia durante protestos em Tóquio, no Japão.

Há mais de quatro décadas, Masaaki Osaka, activista de extrema-esquerda, terá incendiado um polícia com um cocktail molotov, depois de o ter atingido com um tubo de aço, durante manifestações nas ruas da capital nipónica, em 1971.

A fuga às autoridades iniciou-se nessa altura e desde aí esteve desaparecido, tendo sido detido no mês passado, em Hiroshima. No Japão, não existe limite de prescrição de crimes desde 2010, ano em que foi abolido — até essa data, o limite era de 15 anos.

Quando se deu a detenção, as autoridades nipónicas começaram por acusar Osaka de um crime de obstrução à justiça, antes de se terem apercebido de que se tratava do homem que procuravam há mais de 45 anos. O reconhecimento foi feito através de um teste de ADN.

Osaka foi detido num apartamento em Hisroshima que pertencia à Liga Comunista Revolucionária do Japão, da qual fazia parte e que o apoiou durante as mais de quatro décadas que esteve fugido.

A comunicação social japonesa afirma que nunca nenhum suspeito tinha ficado tanto tempo fugido da polícia. Osaka encontra-se agora em Tóquio para interrogatório, depois de ter sido transferido de Hiroshima esta quarta-feira.

Sugerir correcção
Comentar