Queres deixar de fumar? A realidade virtual pode ser a solução

Já tentaste de tudo mas não consegues abandonar o velho hábito? Existe uma nova solução: chama-se MindCotine

Foto

A realidade virtual já apresentou várias soluções na área da saúde — está a ser utilizada para treinar médicos, ensinar técnicas de primeiros socorros e acalmar crianças em procedimentos dolorosos. Agora, o projecto MindCotine pretende ajudar todos os que querem deixar de fumar.

O MindCotine, desenvolvido no México pelo engenheiro biomédico Cristian Witman e pelo psicólogo Emilio Godenhersch, é um sistema que inclui um pacote de realidade virtual, com som e auriculares incluídos, um programa e uma aplicação. O programa contém 14 passos e cada um deles tem uma duração, em média, de 20 minutos.

O programa exige a atenção plena dos usuários, física e psicologicamente. Muitas das experiências do MindCotine consistem, através de emoções ou experiências particulares, em quebrar o hábito de tabagismo. O programa pretende que o usuário aprenda algumas técnicas, que seja capaz de se mentalizar da sua escolha e que, no final do tratamento, prossiga a sua “luta” sozinho.

Foto

Para que tudo seja mais divertido e menos doloroso, o MindCotine aposta na interactividade. É utilizada uma técnica de “reconhecimento biológico”: o tom de voz do usuário é analisado e o hardware do smartphone existente é usado para medir a pulsação. De acordo com a página de crowdfunding do programa, que arrecadou, até ao momento, 18 mil dólares (cerca de 16 mil euros), são essas leituras que decidem os próximos passos do programa.

A equipa da MindCotine acredita que todos podem ter acesso ao programa, uma vez que os seus kits são amplamente acessíveis: podes adquirir um na Kickstarter por volta de 13 euros (o mesmo preço que dois maços de cigarros nos Estados Unidos ou quatro na China).

Sugerir correcção
Comentar