Des-pa-ci-to: pela primeira vez em décadas, a canção mais popular nos EUA não é em inglês

Desde Macarena que uma música cantada noutra língua que não o inglês não chegava ao primeiro lugar do top 100 da Billboard, a tabela discográfica de referência nos EUA.

Foto
Despacito, cantada em espanhol, é a primeira música estrangeira no primeiro lugar da Billboard desde há 30 anos DR

Pela terceira semana consecutiva, a canção Despacito, interpretada em espanhol pelo porto-riquenho Luis Fonsi, com a colaboração de Daddy Yankee e Justin Bieber, ficou em primeiro lugar na lista das 100 canções mais populares dos Estados Unidos, segundo dados da Billboard, a revista que compila a tabela de êxitos discográficos. Não é comum que uma música cantada noutra língua que não o inglês integre o top, e é ainda mais invulgar alcance o primeiro lugar — passaram 20 anos desde a última vez que tal aconteceu. Foi em 1996 com Macarena, o êxito dos Los Del Rio que também atingiu grande sucesso em Portugal.

Nos últimos 35 anos, só 15 músicas noutros idiomas chegaram ao top 100 da Billboard, nota o Washington Post. A lista da Billboard reúne as 100 músicas mais populares da semana, através de um índice que tem por base as vendas de singles e as audiências das estações de rádio e dos serviços de streaming.

Desde 1986, só três músicas tinham conseguido chegar ao primeiro lugar da tabela: Rock me Amadeus (Falco, 1985), La bamba (Los Lobos, 1987), a referida Macarena (1996) e agora Despacito. Mas, nos restantes lugares do top 100, e nas últimas três décadas, contam-se outros êxitos em espanhol, alemão ou coreano, como 99 luftballons de Nena (2.º lugar em 1983), Lambada de Kaoma (46.º lugar em 1990), Gasolina de Daddy Yankee (32.º lugar em 2004), La tortura de Shakira (23.º lugar em 2005) ou a viral Gangnam style de Psy (2.º lugar em 2012), entre outras canções.

Na lista desta semana, a canção de Bruno Mars, That’s what I like aparece em segundo lugar. A terceira mais popular é I’m the one de DJ Khaled (também com a participação de Bieber). seguida de Ed Sheeran com Shape of you e Humble de Kendrick Lamar.

Será a popularidade de Despacito apenas mais um episódio na lista de êxitos de língua espanhola nos Estados Unidos, ou poderá dizer algo mais sobre as mudanças demográficas do país? O Washington Post recorda que desde a década de La bamba, a percentagem de norte-americanos que falam espanhol aumentou de 4,9% em 1980 para 11,5% em 2015.

Quatro vezes em que o inglês não foi o idioma da canção mais popular dos EUA:

1. Rock me Amadeus, de Falco (1985)

2. La bamba, de Los Lobos (1987)

3. Macarena, de Los del Rio (1996)

4. Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee (2017)

Artigo corrigido a 6 de Junho: Macarena tinha sido a última canção noutra língua que não a inglesa a dominar a Billboard, e não La Bamba, como referimos incorrectamente. Agradecemos a informação do leitor César Alarcon.

Sugerir correcção