Mais de 300 casos de hepatite A em Portugal

Surto ganhou expressão em Abril. Já foram administradas mais de 1800 vacinas.

Foto
A DGS direccionou as vacinas da hepatite A para os grupos de risco NUNO FERREIRA SANTOS

Neste ano, já foram diagnosticados em Portugal 304 casos de hepatite A, segundo o balanço enviado ao PÚBLICO pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). Já houve 1816 pessoas a receber a vacina contra esta doença neste ano. O surto que ganhou expressão em Abril afecta vários países europeus e foi relacionado pelas autoridades de saúde com o chamado “chemsex”, ou seja, pela actividade sexual potenciada por substâncias químicas. Desde início do ano, mais de 90% dos casos ocorreram em homens e em quase 60% confirmou-se contágio por via sexual.

Para responder ao surto, inicialmente a DGS restringiu as vacinas aos viajantes, passando a ser necessária uma autorização especial. No entanto, já voltou a ser pedida apenas aprescrição médica. Na altura em que a DGS direccionou as vacinas para os grupos de risco, os viajantes passaram a precisar de uma autorização especial.

Depois do surte de hepatite A, Portugal enfrentou também um surto de sarampo, com perto de 30 casos, um dos quais mortal, que ocorreu com uma jovem não vacinada. O óbito aconteceu no Hospital Dona Estefânia, mas a vítima tinha sido transferida do Hospital de Cascais, o que motivou uma abertura de um inquérito da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde àquela unidade. O processo ainda está na fase de instrução.

Sugerir correcção
Comentar