Relações de Farage interessam ao FBI na investigação das ligações de Trump à Rússia

O eurodeputado britânico despertou o interesse dos investigadores norte-americanos devido às relações que mantém.

Foto
Reuters/RAFAEL MARCHANTE

As relações de Nigel Farage, ex-líder e mentor do UKIP e actual eurodeputado, despertam "interesse" na investigação do FBI que está a analisar a ligação da equipa de Trump ao Governo russo durante a campanha presidencial. A informação é avançada pelo jornal britânico The Guardian. 

De acordo com fontes citadas pelo jornal britânico ligadas à investigação dos serviços secretos norte-americanos, o nome de Farage surge devido à sua relação com membros da equipa de campanha de Donald Trump, bem como pela sua relação próxima com Julian Assange, a viver na embaixada do Equador, em Londres, desde 2012. Farage visitou o fundador da WikiLeaks em Março deste ano.

O portal WikiLeaks divulgou durante a corrida presidencial documentos que afectaram a candidata democrata Hillary Clinton e as agências norte-americanas de serviços secretos acreditam que essa publicação pode estar relacionada com a interferência de Moscovo nas eleições dos EUA. Este foi um dos cenários colocados pelo antigo director da CIA John Brennan, que depôs perante o Congresso e considerou falsos os desmentidos da colaboração russa com o portal WikiLeaks.

O jornal esclarece ainda que Nigel Farage não está a ser acusado nem é um dos suspeitos da investigação norte-americana. No entanto, os responsáveis pela investigação acreditam que poderá saber de informação útil para a investigação. "Uma das coisas para as quais os investigadores estão a olhar são os pontos de contacto e as pessoas envolvidas", disse uma das fontes. “Se cruzarmos a Rússia, Wikileaks, Assange e a equipa de Trump, o nome de Farage é o que surge mais vezes”, acrescenta.

Farage nunca escondeu a admiração pelo Presidente russo, Vladimir Putin. Além disso, depois da vitória nas eleições, foi um dos primeiros políticos a serem recebidos na Trump Tower. Trump chegou até a afirmar que Farage seria um excelente embaixador do Reino Unido nos EUA. Os dois voltaram a encontrar-se em Fevreiro.

Ao jornal britânico, o porta-voz de Nigel Farage garantiu que o político nunca trabalhou com responsáveis russos. O gabinete de imprensa do FBI não comenta as informações avançadas pelo jornal britânico.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários