Alfândega da Fé cria rede de pequenos lares de idosos em escolas fechadas

Pequenos lares são mais parecidos "com uma casa de família", explica presidente da câmara.

Foto
Todas as escolas rurais do município fecharam por falta de crianças Joana Bourgard

Alfândega da Fé inaugura, nesta quinta-feira, na localidade de Parada, a segunda residência para seniores numa antiga escola primária e que faz parte de uma rede de pequenos lares que o município do distrito de Bragança pretende criar.

A escolha da data da inauguração é simbolicamente o Dia Mundial da Criança, por ter sido a falta de crianças que levou ao encerramento de todas as escolas rurais, que a câmara municipal decidiu reaproveitar para alojamentos turísticos e para pequenos lares de idosos.

Depois de Jebelim, é a vez de Parada ganhar um novo equipamento social para 14 idosos, com oito funcionários, inserido "numa política de apoio à construção de pequenas residências para seniores”, como explicou à Lusa a presidente da câmara, Berta Nunes.

"Consideramos que é desumano, embora muitas vezes ouvimos o argumento de que é mais rentável, ter grandes lares em que concentramos e em que desenraizamos os idosos", defendeu.

A aposta passa por criar várias soluções de pequenas dimensões e a autarca espera conseguir ultrapassar constrangimentos que impedem um trabalho em rede, como por exemplo uma instituição particular de solidariedade social (IPPS) poder distribuir as refeições por todas ou partilhar o serviço de lavandaria.

Manter as pessoas nas aldeias

"Apesar de haver um discurso de que as instituições devem funcionar em rede e haver sinergias, foi-nos dito que não poderiam fornecer as refeições por regras da própria Segurança Social", contou, defendendo que esta questão deve ser discutida e que "não faz sentido que cada pequeno lar replique tudo o que os outros têm".

A autarca defende este modelo de pequenos lares, que são comparticipados pela Segurança Social, e que considera "mais parecidos com a casa de uma família", além de estarem situados em pequenas freguesias e criarem emprego local,

"Criam emprego local, ficam as pessoas nas aldeias, evitam o desenraizamento dos idosos, conhecem as pessoas, podem sair e andar à vontade pela aldeia, interagem com as pessoas da aldeia", concretizou.

Berta Nunes vinca que "são vantagens para humanizar mais os cuidados prestados a muitos idosos".

Estas residências seniores são geridas por IPSS que o município ajudou a criar na própria aldeia, o que "cria mais dinâmica social", com "as pessoas a implicarem-se mais num trabalho comunitário".

Os 14 residentes do equipamento a inaugurar em Parada têm "uma média de idades a rondar os 85 anos" e vão partilhar o espaço com idosos que ali pretendam passar férias ou uma temporada, já que a residência tem também uma vertente turística.

Esta resposta social de proximidade foi criada pela Associação Para o Apoio Social de Parada e pelo Município de Alfândega da Fé com o apoio do Fundo do Baixo Sabor, uma contrapartida pela construção da barragem naquela zona de Trás-os-Montes.

O investimento rondou o meio milhão de euros.

 

Sugerir correcção
Comentar