Oito cidades portuguesas dizem “Bom dia Cerâmica”

Este fim-de-semana, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Redondo e Viana do Alentejo participam na iniciativa europeia "Bom Dia Cerâmica", criada em Itália e alargada pela primeira vez a vários países da Europa

Fotogaleria
LoubosHouska/Unsplash
Fotogaleria
LoubosHouska/Unsplash

Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Redondo e Viana do Alentejo juntam-se este fim-de-semana a mais de uma centena de cidades da Europa numa edição piloto do Bom Dia Cerâmica. A iniciativa, criada em Faenza, Itália, pela associação italiana de cidades cerâmicas, alarga-se este ano, pela primeira vez, a países europeus com associações congéneres.

De entre as cidades portuguesas envolvidas nos eventos que decorrem de sexta-feira a domingo, Alcobaça recebe o Encontro Nacional dos Ceramistas e mostras de Cerâmica Criativa Contemporânea. Em Aveiro, o programa integra a visita inaugural à história da Bienal de Cerâmica (no Museu da Cidade) e visitas à Fábrica Aleluia, ao Departamento de Cerâmica e Vidro (no Campus da Universidade de Aveiro) e ao FunCeramics, um espaço industrial reorientado para a animação.

Barcelos proporciona aos visitantes da Casa da Azenha, do Museu da Olaria e do Centro de Interpretação do Galo a oportunidade de experimentarem técnicas de olaria. Nas Caldas da Rainha, onde está sediada a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC), o programa inclui visitas guiadas a colecções de cerâmica dos vários museus, uma demonstração de Raku, o lançamento de um livro sobre o ceramista Mestre Ferreira da Silva e uma operação de portas abertas no CENCAL (Centro de Formação para a Industria Cerâmica).

Em Ílhavo haverá visitas guiadas ao Museu da Vista Alegre e em Mafra à Aldeia-Museu José Franco, bem como uma feira de artesanato e de produtos regionais. No Redondo, para além de ateliês de solidariedade com a misericórdia local, terá lugar uma conferência na Enoteca, actividades no Museu do Barro e uma degustação com animação musical "que liga o porco ao barro", divulgou a AptCC. Finalmente, em Viana do Alentejo, realiza-se uma exposição de cerâmica no feminino sobre a "Olaria da Tia Filipa", bem como o ateliê "Cores do Barro de Viana".

Em Portugal a participação das cidades no Bom Dia Cerâmica é coordenada pela AptCC, associação constituída no ano passado visando "a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico", bem como "o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património, o estabelecimento de parcerias entre cidades e vilas com vínculos tradicionais à cerâmica", refere uma nota enviada às redações. A associação foi fundada pelos municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares e prepara-se para integrar o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas, constituído pelas associações de cidades cerâmicas de Itália, Espanha, França e Roménia.

Em fase de adesão ao agrupamento europeu estão agora as associações de Portugal, Alemanha, Polónia, Áustria e República Checa. Ainda segundo a associação portuguesa, a Suécia, a Rússia, a Suíça e a Hungria também "já manifestaram interesse em virem a aderir" aquele organismo europeu, que já engloba centenas de cidades de vários países na alavancagem do sector cerâmico.

Sugerir correcção
Comentar