Luz Saúde compra British Hospital

A dona do Hospital da Luz, que resistiu à queda do Grupo Espírito Santo, compra a unidade de saúde que sobreviveu ao colapso do Banco Português de Negócios.

Foto
British Hospital está localizado nas Torres de Lisboa. jos Joao Silva

"A Luz Saúde assinou hoje um contrato de compra e venda com a Capital Criativo – SCR através do qual adquiriu a totalidade do capital social e direitos de voto das sociedades British Hospital – Lisbon XXI e Microcular – Centro Microcirurgia Ocular, Laser e Diagnóstico e 90,41% do capital social e direitos de voto da sociedade British Hospital Management Care", explicou a sociedade liderada por Isabel Vaz em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. 

Com esta operação, a empresa agora detida pela Fidelidade passa a controlar "o British Hospital Torres de Lisboa, o British Hospital Saldanha Microcular e o British Hospital Management Care (integrado no campus das Torres de Lisboa)", acrescenta o mesmo documento. 

Esta operação culmina um processo longo que se iniciou com o agravamento das dificuldades financeiras da Sociedade Lusa de Negócios, antiga dona do nacionalizado BPN e que controlava o British Hospital. Esta unidade escapou à insolvência do grupo Galilei (sucessor da SLN, cuja liquidação corre em tribunal) e, após um acordo com o Estado através da Parvalorem, acabou por iniciar um processo de recuperação que passou pelo breve controlo de um grupo belga e terminou com a venda à Capital Criativo. Agora, integra o universo da Luz Saúde, que ao longo de todo este processo foi sendo identificada como um dos interessados no British Hospital. 

A operação terá ainda de passar no crivo da Autoridade da Concorrência. No mesmo comunicado, a Luz Saúde explica que "o British Hospital Torres de Lisboa é a unidade de saúde de maior dimensão do Grupo British Hospital, dispondo de 46 camas, 3 salas de bloco e 34 gabinetes de consulta. No exercício de 2016, este hospital realizou cerca 75.000 consultas e 4.400 cirurgias". 

Já a Luz Saúde foi adquirida pela Fidelidade, dominada pelo grupo chinês Fosun, após o colapso do Grupo Espírito Santo, em 2014.

Sugerir correcção
Comentar