Djokovic continua inacessível para Sousa

Número um português foi eliminado em Roland Garros, torneio no qual continua sem conseguir atingir a terceira ronda.

Foto
Reuters/GONZALO FUENTES

No reencontro com Novak Djokovic, João Sousa voltou a encontrar as mesmas dificuldades. O actual número dois impôs um ritmo muito forte do fundo do court e teve resposta para todas as tentativas do número um português que, a espaços, igualou em termos de marcador, mas acabou por ser eliminado na segunda ronda do torneio de Roland Garros sem conseguir, mais uma vez, ganhar um set a Djokovic.

“Não entrei da melhor maneira. Ele estava a ser muito agressivo e eu não estava a conseguir fazer o meu jogo. Nos segundo e terceiro sets, fui mais agressivo, consegui dominar muitos pontos e penso que a diferença esteve nos pequenos detalhes. Tive algumas vezes a oportunidade de estar na frente do marcador e não o consegui”, admitiu Sousa (59.º), depois de perder em duas horas e sete minutos: 6-1, 6-4 e 6-3. E Roland Garros continua a ser o único torneio do Grand Slam no qual Sousa ainda não logrou chegar à terceira ronda.

Surpreendente foi a eliminação de Jo-Wilfried Tsonga (11.º), embora já se soubesse que iria ser difícil ao francês dar volta ao encontro interrompido na véspera, a 4-5 do quarto set, com Renzo Olivo (91.º) a liderar por 2-1 em sets. Tsonga vinha de conquistar o torneio de Lyon e com 27 encontros ganhos em 36 disputados em Roland Garros, ao contrário do argentino que, até há dois dias, nunca tinha vencido na terra batida parisiense.

No reatamento, Olivo desperdiçou três match-points, mas não deixou fugir uma quarta oportunidade e eliminou o francês, por 7-5, 6-4, 6-7 (6/8) e 6-4, somando a segunda vitória da carreira sobre um top 20.

Rafael Nadal (4.º), Dominic Thiem (7.º), Grigor Dimitrov (13.º) e Albert Ramos Vinolas (20.º) ganharam em três sets, mas Milos Raonic (6.º) e David Goffin (12.º) cederam um set antes de avançarem para a terceira eliminatória.

No torneio feminino, Garbiñe Muguruza (5.ª) teve de reagir quando estava com um set e um break de desvantagem (7-6, 3-1) diante de Anett Kontaveit (53.ª), que a tinha derrotado há poucas semanas na terra batida de Estugarda. Mas ao fim de duas horas foi a campeã em título a prevalecer sobre a estoniana de 21 anos, por 6-7 (4/7), 6-4 e 6-2.

Num duelo entre duas das jogadoras mais populares do circuito feminino, Bethanie Mattek-Sands terminou com a prestação de Petra Kvitova, regressada à competição após seis meses de paragem. Confiante por já ter vencido quatro encontros em Paris (três no qualifying), Mattek-Sands venceu a checa por 7-6 (7/5), 7-6 (7/5), para atingir a terceira ronda em Roland Garros na prova de singulares, já que, em pares, conta com dois títulos conquistados em Paris, ambos em 2015, nas variantes de femininos e mistos.

Mattek-Sands juntou-se na terceira ronda às compatriotas Venus Williams — que venceu Kurumi Nara, sob o olhar da irmã Serena, grávida de seis meses —, Shelby Rogers e Cici Bellis.

Destaque ainda para a tunisina Ons Jabeur que, depois de ter sido repescada do qualifying, eliminou nesta quarta-feira Dominika Cibulkova, por 6-4, 6-3, e tornou-se na primeira mulher árabe a atingir a terceira ronda de singulares num torneio do Grand Slam.     

Sugerir correcção
Comentar