Jogos da I Liga terão árbitros da primeira categoria como videoárbitro

Possíveis alterações ao regulamento disciplinar foram adidas para nova Assembleia Geral, agendada para 12 de Junho.

Foto
rcl Ricardo Castelo/NFACTOS

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovou nesta segunda-feira que em todas os jogos do campeonato principal, a partir da próxima época, haverá um árbitro da primeira categoria integrado na equipa de videoárbitro.

A decisão foi tomada numa Assembleia Geral do organismo, que esteve reunido na sua sede, no Porto, para discutir as alterações aos regulamentos de arbitragem e disciplinar, numa sessão que acabou por ser suspensa, quando estavam ser a debatidas as questões disciplinares.

"Dada a complexidade das normas que estavam em discussão e a vontade dos clubes de tomar decisões com profundidade, coerência e bem pensadas, procedeu-se à suspensão dos trabalhos, que serão retomados no dia 12 de Junho, em nova assembleia-geral", começou por explicar Mário Costa, presidente da mesa da assembleia-geral do organismo.

Apesar do debate e ratificação das alterações às questões disciplinares ter sido adiada, os pontos relativos à arbitragem tiveram consenso para aprovação, nomeadamente nas questões do videoárbitro.

"Todas as propostas da direcção nas alterações aos regulamentos de arbitragem foram aprovadas, nomeadamente na introdução do videoárbitro", explicou Mário Costa, aprofundando um dos pontos: "Ficou previsto fazer parte da equipa de arbitragem, no videoárbitro, um árbitro da primeira categoria. No mínimo, haverá um em cada jogo."

Ainda no âmbito da arbitragem, o presidente da mesa da assembleia-geral da Liga divulgou que "será reduzido, em dois elementos, o quadro de árbitros da primeira categoria".
Entretanto, também na próxima reunião entre os clubes, marcada novamente para a sede na Liga, será discutida e aprovada a alteração aos quadros competitivos.

Na sessão, estiveram presentes representantes de quase todos os clubes profissionais, com a excepção do Marítimo, da I Liga, e Académica de Coimbra, Fafe e Vizela, da II Liga.

Dos três 'grandes', só o FC Porto se fez representar pelo seu presidente. Já o Benfica teve na reunião Domingos Soares de Oliveira, enquanto Bruno Mascarenhas surgiu em representação do Sporting.

Sugerir correcção
Comentar