Cães passeiam na praia em busca de novos donos

A associação Os Canitos encontrou uma forma original de incentivar apadrinhamentos e adopções de animais, combatendo ao mesmo tempo a "falta de espaço" no canil da Câmara Municipal de Alcochete. Domingo é dia de praia

Foto
Os Canitos

A associação de protecção animal Os Canitos actua em parceria com o canil de Alcochete, que pertence à autarquia local, desde 2004, mas, diz a própria entidade, só nos últimos anos conseguiu cumprir o objectivo inicial: ter impacto, criar empatia, servir de exemplo e alertar as pessoas. Agora, “mais pessoas têm reparado” na existência desta associação, o que se deve, em grande parte, “ao orgãos sociais que a estão a representar, que vão sempre variando”.

Quem o diz é Mónica Fidalgo, voluntária da associação desde 2011. Apesar de o canil ser propriedade da câmara, são Os Canitos quem "cuida da parte das despesas veterinárias, como operações, esterilizações, medicamentos e reestruturação do espaço”, revela. Também são eles a promover a adopção dos animais que estão no canil e a criar eventos solidários, como os passeios, “para os animais poderem sair das boxes”.

São os passeios, aliás, que permitem combater a “falta de espaço”, um problema cada vez mais grave dado o número de animais abandonados na zona nos últimos anos. 

Com base nesta realidade, Os Canitos decidiram levar os patudos a passear na praia. “Juntamos um grupo de voluntários mais experientes, que entregam os patudos a pessoas que gostam de animais e, claro, de passear”, explica Mónica. “A distância não é grande” e, assim, podem ir “todos até à praia”. A Câmara Municipal de Alcochete, diz, “tornou-se cada vez mais activa neste evento”: cada voluntário deve “assinar um termo de responsabilidade antes do passeio” e “a estrada é bloqueada ao trânsito” para uma maior segurança no percurso.

“São 160 patudos” e, geralmente, “destes passeios resultam alguns apadrinhamentos” ou mesmo “adopções, porque é uma óptima altura para conhecerem melhor o patudo que tinham visto apenas numa fotografia”, explica Mónica.

Os passeios realizam-se, normalmente, ao domingo de manhã. Mas neste domingo, 28 de Maio, decorrerá das 14h30 às 16h30. Durante a época balnear esta iniciativa será interrompida. Na página de Facebook da associação podem espreitar-se os registos de alguns destes passeios.

Sugerir correcção
Comentar