Drahi: “Não há plano para saídas massivas em Portugal”

O líder da Altice garante que não estão previstas rescisões em massa na PT Portugal, mas o PÚBLICO confirmou que o Governo já foi sondado sobre o tema.

Foto
O patrão da Altice desconhece as conversas do presidente da PT Portugal com o Governo sobre despedimentos na empresa NFACTOS / FERNANDO VELUDO

O presidente da Altice, Patrick Drahi, garantiu esta terça-feira que a empresa não tem planos para rescindir contratos com três mil pessoas na PT Portugal, como foi noticiado pelo Expresso no fim-de-semana. Segundo o semanário, o Governo até já foi abordado sobre o tema e reagiu mal.

Hoje mesmo, no debate quinzenal na Assembleia da República, o primeiro-ministro António Costa rejeitou a possibilidade de que o Governo alguma vez dê “qualquer autorização” para um eventual despedimento em larga escala na PT. “O Governo não dará qualquer autorização para que existam esses despedimentos. Nada o justifica”, disse Costa, citado pela Lusa.

O aval do Governo estaria relacionado com a intenção da operadora de obter o estatuto de empresa em reestruturação, de modo a permitir que num plano alargado de rescisões amigáveis um número superior de trabalhadores pudesse aceder ao subsídio de desemprego, o que tornaria o processo mais atractivo.

Questionado em Nova Iorque, onde esteve esta terça-feira a fazer a divulgação mundial da nova marca global da Altice, sobre o tema dos despedimentos e as declarações do primeiro-ministro, Drahi assegurou que “não há qualquer plano de saídas massivas de trabalhadores em Portugal”. E sobre os pedidos de autorização de que falou o chefe do Governo no Parlamento, o empresário franco-israelita foi taxativo: “Não sei do que é que ele [Costa] estava a falar, terá de perguntar-lhe”.

Apesar das declarações do patrão da Altice, o PÚBLICO sabe que o Governo foi efectivamente sondado sobre as saídas de trabalhadores na PT Portugal. O tema já motivou mais do que uma conversa entre o presidente da PT Portugal, Paulo Neves, e a tutela no Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas, liderado por Pedro Marques.

Antes de Drahi, já o presidente executivo da Altice, Michel Combes, tinha garantido ao PÚBLICO estar “chocado” com as notícias sobre despedimentos na PT Portugal, que tem cerca de 9500 trabalhadores no activo e outros 3500 em casa, com suspensão de contratos e pré-reformas (uma situação que, de acordo com o Expresso, a empresa também está a procurar resolver).

“Eu não sei de onde vem essa informação. Estou chocado. Não há plano de despedimento colectivo como vi na imprensa em Portugal. Não há qualquer plano”, assegurou Combes.

Sugerir correcção
Comentar