Coimbra vai receber torneio internacional de “roller derby”

Evento é organizado pelas Rocket Dolls Roller Derby Coimbra, equipa com 20 jogadoras, a 1 e 2 de Julho

Foto
Renato Cruz Santos

O pavilhão municipal Mário Mexia, em Coimbra, vai acolher, nos dias 1 e 2 de Julho, um torneio internacional de roller derby, desporto de patins predominantemente feminino criado nos Estados Unidos e que combina velocidade e contacto num campo oval.

O evento, organizado pelas Rocket Dolls Roller Derby Coimbra e apoiado pela Câmara Municipal, vai ter a participação de uma equipa de Leiria, outra de Madrid (Espanha) e uma de Lyon (França), disse à agência Lusa uma das jogadoras e parte da equipa técnica do clube anfitrião, Bia Carneiro.

O torneio, que deverá contar com cerca de 100 participantes, entre atletas, técnicos e árbitros, é o primeiro que as Rocket Dolls organizam, tendo como objectivo colocar "Coimbra no mapa do roller derby internacional" e divulgar a modalidade junto do público de Coimbra, explanou.

O roller derby é um desporto de contacto, inventado nos Estados Unidos, e que combina agilidade, força, velocidade, táctica e trabalho de equipa, num campo oval, onde quedas e nódoas negras são frequentes. O desporto chegou a Portugal em 2011, no Porto, havendo já seis equipas que praticam esta modalidade no país.

Em Coimbra, a equipa foi formada em 2014 e, de "quatro a cinco pessoas" no início, há neste momento 20 jogadoras, sublinhou Bia Carneiro, acrescentando que há atletas com 16 ou 17 anos e a mais velha está "na casa dos 45". 

Sugerir correcção
Comentar