PJ apela à partilha de informação no combate ao crime informático

Polícia Judiciária apresentou numa conferência no Porto um caso de ataque informático em Portugal resolvido com sucesso.

Foto
fau fabio augusto

Rogério Bravo, inspector-chefe da secção de combate ao crime económico da Polícia Judiciária (PJ), considerou nesta quarta-feira a partilha de informação entre privados e polícias como uma das peças chaves no combate ao crime informático. A partilha de informação foi mesmo a base para um caso resolvido em Portugal com sucesso.

Durante a Conferência de Segurança Informática do Porto, que decorreu esta quarta-feira, a PJ apresentou mesmo um caso em que a troca de informação “correu muito bem” e foi de “total importância” para a sua resolução.

Por envolver empresas privadas e ser “um caso bastante sensível”, a intervenção da PJ da conferência foi apenas aberta a especialistas. Mas no final, em declarações aos jornalistas, Rogério Bravo salientou a importância da colaboração de empresas ou instituições do Estado com as polícias.

“No caso que apresentámos, o que importa salientar é que a polícia trabalhou bem, mas os ISP’s [fornecedores de serviço de Internet] e a banca a trabalharem em conjunto ajudaram imenso”, salientou Rogério Bravo, revelando mesmo que o caso “está a ser estudado a nível europeu”.

“Não interessa existirem apenas organizações do Estado envolvidas no combate ao crime informático. Se os privados não colaborarem e cumprirem a sua parte legal, é extremamente difícil conseguir a segurança da informação em Portugal”, afirmou.

Para o inspector-chefe da PJ, Portugal “tem as ferramentas necessárias para o combate ao crime informático”, mas “o que interessa é o trabalho em grupo”.

“Há cada vez mais cursos de tecnologia para os homens de direito e de direito para os homens de tecnologia para se criarem pontos e conseguir que o trabalho em grupo seja cada vez mais uma realidade", disse.

Sugerir correcção
Comentar