Este ano, as marionetas em Gondomar convidam a navegar pelo Douro

Na rua, em escolas, nos auditórios e na biblioteca, o Encontro Internacional de Marionetas vai a Gondomar durante quatro dias com o lema "Pelo Douro Acima".

Foto
O Terceiro Encontro Internacional de Marionetas realiza-se em Gondomar, entre os dias 18 e 21 de Maio. D.R.

A terceira edição do EI! – Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar – arranca esta quinta-feira, dia 18 e termina dia 21 de Maio. Nele juntam-se companhias de países diferentes, mas que partilham a mesma arte: as marionetas.

Ao longo de quatro dias, são elas as protagonistas, com espectáculos, formações, projectos comunitários, cinema e exposições e mais de 20 propostas culturais.

O lema deste ano é “navegar pelo Douro Acima”. Porquê? Pela proximidade de grande parte do concelho com o rio, e também porque, segundo Clara Ribeiro, uma das produtoras do Teatro de Marionetas de Mandrágora, a arte e a cultura muitas vezes “têm que navegar contra a corrente”. No primeiro dia é o Agrupamento de Escolas à Beira Douro que conta a Lenda do Rio Douro, no Auditório Municipal de Gondomar, pelas 21h30.

O EI! afirma-se como uma chamada de atenção para a importância da arte e da cultura na sociedade. Para Clara Ribeiro, as marionetas, pouco a pouco, começam a ser acolhidas. O segredo está na mistura do tradicional com o contemporâneo: “As marionetas eram conhecidas pelo lado tradicional, e agora os próprios festivais também têm investido numa linguagem mais contemporânea. No nosso caso nós acabamos por aliar as duas linguagens”, acrescenta a produtora.

Nesta edição, o evento conseguiu alargar-se a todo o concelho de Gondomar, mas uma das grandes novidades são as companhias oriundas de seis países: Portugal, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia e até o Brasil. Se antes colocavam o internacional “a medo”, agora a certeza é que já pode ser chamado como tal. E foi tudo possível com “o investimento da comunidade e o apoio da Direcção Geral das Artes”.

O programa começa oficialmente esta quinta com “O Aviador”, um espectáculo circulante na feira de Gondomar e nas ruas da cidade. No dia seguinte, pelas 21h30, a Merlin Puppet Theater, uma companhia alemã e grega, apresenta o espectáculo “Clown’s Houses”, no auditório Municipal. Na sexta-feira, dia 20, é a vez da companhia Mavitevendo, do Brasil, estrear o “Diário Malassombrado” e a Compagnie Créature, da França, a peça “Les Irréels”.

Há uma grande aposta na programação de rua e a organização diz que toda a comunidade é bem-vinda. “Queremos muito esta vivência comunitária e às vezes quando as pessoas não vêm até nós, temos de ser nós a ir ter com as pessoas”, acrescenta a produção.

A maior parte das actividades são de entrada livre. Para as que se pagam, os bilhetes podem ser adquiridos por 4€, no Auditório Municipal de Gondomar. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar