Azores Trail Run esgota voos, hotéis e envolve “logística” inigualável na região

Haverá uma "grande rota dos baleeiros", com uma extensão de 126 quilómetros, numa homenagem ao património cultural baleeiro da ilha do Faial. O "Trilho dos 10 Vulcões", de 22 quilómetros, continua a ser a prova mais procurada.

Foto
Manuel Roberto / Publico

O Azores Trail Run, prova de corrida em trilhos a disputar a 26 e 27 de Maio, no Pico e no Faial, conta com 700 inscritos e esgotou hotelaria e voos, afirmou à Lusa o director da prova.

"Enchemos a hotelaria toda, é muito difícil haver um quarto neste momento no Faial para as datas da prova. O mesmo se passa com os voos, se há 15 dias se tentasse marcar uma viagem custava 700 euros, neste momento não custa nada porque não há", explicou Mário Leal.

O director do Azores Trail Run defendeu mesmo a "marcação de voos extras" na programação anual da SATA, companhia aérea que assegura as ligações entre as ilhas dos Açores, porque "há pessoas a tentar chegar à ilha [do Faial] por todas as vias", como é "o caso de uma brasileira que vem de avião até São Jorge e depois de barco até ao Faial", para assegurar presença na prova.

Mário Leal lembrou também que a competição exige uma "logística enorme", envolvendo cerca de 200 pessoas na organização e muitas "toneladas" de produtos para abastecimentos dos participantes, garantindo que "não há nada do género ou parecido" nos Açores.

"Só num dia precisamos de duas mil bananas. Não há bananas no Faial para abastecer a prova, o ano passado tiveram de ser compradas na ilha Terceira e os vendedores começam a guardar bananas para o evento com muita antecedência", recordou.

Além de bananas, "produto de eleição dos atletas", os 14 pontos de abastecimento existentes para todas as provas implicam "muitas toneladas de água, laranjas, marmelada, queijos, amendoins, favas, tomate e sal".

"Este ano vamos abrir as inscrições com antecedência de um ano, já no dia 25 de Maio, porque é muito mais simples se as pessoas inscreverem já, porque envolve uma logística enorme", reforçou Mário Leal.

A quarta edição do evento que inclui corridas e caminhadas, dos 10 aos 120 quilómetros, vai levar aos Açores cerca de 500 pessoas "de fora da Região", entre estas "cerca de 100 estrangeiros de 23 nacionalidades diferentes" sendo Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Luxemburgo os países representados com maior número de atletas.

"O maior número de participantes continua a vir do continente, mas há um fenómeno interessante de participação de portugueses que não vivem em Portugal", afirmou.

A edição de 2017 do Azores Trail Run ficará marcada pela realização do primeiro Trail Ultra XL dos Açores, intitulada "A grande rota dos baleeiros", com uma extensão de 126 quilómetros, numa homenagem ao património cultural baleeiro da ilha do Faial.

O "Trilho dos 10 Vulcões", de 22 quilómetros, continua a ser a prova mais procurada, havendo um limite de 250 participantes, estando ainda marcada para sábado provas de 25, 48 e 70 quilómetros, no Faial, depois do quilómetro vertical, no Pico, na véspera.

Sugerir correcção
Comentar