São 373 as denúncias desde Janeiro por crimes contra animais

Maioria dos crimes contra animais em 2016 registada no distrito de Lisboa.

Fabio Augusto
Foto
Fabio Augusto

O Projecto da Defesa Animal (PDA) da PSP registou 373 denúncias, nos primeiros quatro meses do ano, por "maus tratos" e "abandono de animais" de companhia, anunciou o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP. Este valor representa uma descida de 9,2% quando comparado ao mesmo período de 2016, em que foram recebidas 411 denúncias.

No ano de 2016, foram registados 1623 "crimes contra animais de companhia a nível nacional", dos quais 855 foram recebidos pela PSP. Da totalidade de crimes registados em 2016, 415 foram no distrito de Lisboa, dos quais 359 foram recebidos pela PSP.

Ao receber uma denúncia, a PSP procede a uma fiscalização das "condições de detenção dos animais", verificando o seu registo, a vacinação, a identificação electrónica e ainda o seguro de responsabilidade civil, quando este é necessário. Dessas acções de fiscalização resultaram "inúmeras infracções" de natureza contra-ordenacional e um total de 95 de natureza criminal, diz o Cometlis em comunicado.

Os cidadãos que tenham conhecimento de situações de crimes cometidos contra animais de companhia podem denunciar para defesanimal@psp.pt.