Concerto da Europa estreia obra de António Pinho Vargas para os seis órgãos de Mafra

3 Pontos no Espaço é uma encomenda da autarquia ao compositor e vai ser interpretada por seis organistas de diferentes países europeus.

António Pinho Vargas
Foto
António Pinho Vargas miguel Manso

Uma composição de António Pinho Vargas é esta terça-feira estreada nos seis órgãos do Palácio Nacional de Mafra, que vão ser tocados em simultâneo por organistas internacionais pela primeira vez desde o restauro no concerto que assinala o Dia da Europa.

A composição 3 Pontos no Espaço, concebida para os seis órgãos do Palácio Nacional de Mafra, resulta de uma encomenda da câmara municipal ao compositor António Pinto Vargas, e vai ser interpretada por seis organistas de diferentes países europeus: Ludger Lohmann (Alemanha), Reinhard Jaud (Áustria), Juan de la Rubia (Espanha), Roberto Antonello (Itália), João Vaz (Portugal) e Steffen Schlandt (Roménia).

O Palácio Nacional de Mafra tem uma "dimensão europeia" simbólica, não só porque a construção do monumento "envolveu pessoas de vários países" e os órgãos históricos "são uma síntese das influências dos órgãos ibéricos e italianos", como também, mais recentemente, depois do seu restauro, têm vindo a "atrair público estrangeiro", explicou João Vaz à agência Lusa.

O programa do concerto inclui composições de cada país, o prelúdio do Te Deum, de Marc-Antoine Charpentier (popularizado como o tema da Eurovisão), com arranjo de João Vaz para os seis órgãos de Mafra, e a Sinfonia para a Real Basílica de Mafra, de António Leal Moreira, composta em 1807, por ocasião da construção dos órgãos.

De entrada livre, o concerto termina com um arranjo para seis órgãos do Hino da Europa, baseado no último andamento da 9.ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven, sobre a Ode à Alegria, de Friedrich Schiller.

O concerto está integrado nas comemorações do Dia da Europa que, em Portugal, são organizadas pela EUNIC Portugal, agrupamento constituído por institutos culturais e embaixadas dos países-membros da União Europeia e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.