Pela primeira vez em oito anos, as aulas em Camarate já não são em contentores

Câmara de Loures investiu dez milhões de euros nos últimos quatro anos no parque escolar do concelho. Nova escola tem capacidade para mais alunos e pretende receber aqueles que “fugiram da antiga escola” por falta de condições.

Fotogaleria
Nova escola, na Rua dos Bombeiros Voluntários, em Camarate, situa-se do outro lado da rua onde estavam os contentores Câmara Municipal de Loures
Fotogaleria
Antigo edifício foi demolido para dar lugar dar lugar a uma escola “novinha em folha” Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Antigo edifício foi alvo de vandalismo nos últimos oito anos Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Escola funcionava desde 2009 em contentores Rui Gaudêncio

Durante oito anos, salas de aulas, cantina, biblioteca e tudo o que fazia parte da Escola Básica e Jardim de Infância nº1 de Camarate funcionava em contentores. As condições “eram terríveis”, classifica o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares. O que “levou a que muitos pais colocassem os filhos noutras escolas” que não aquela “onde fazia muito frio no Inverno e era uma estufa no Verão”. A esperança da autarquia é ver os alunos que “fugiram da antiga escola” por falta de condições voltarem à freguesia que inaugura este sábado a nova escola, construída de raiz.

A entrega de “uma casa nova” aos alunos, professores e auxiliares da escola básica e jardim-de-infância de Camarate aconteceu a 19 de Abril, no início do terceiro período de aulas. A construção da nova escola na freguesia era uma promessa eleitoral de Bernardino Soares e uma “obra colocada à cabeça das prioridades durante todo o mandato”, reafirmou o autarca.

A nova escola tem capacidade para mais alunos que a anterior. Com oito salas de 1.º ciclo e três de jardim-de-infância, conta com um refeitório, cozinha, biblioteca, ginásio, campo de jogos polivalente e uma horta pedagógica.

A autarquia anunciou, há um ano, a intenção de abrir a nova escola a tempo de lá começarem as aulas do terceiro período, de forma a “permitir aos alunos do quarto ano de terminar o ciclo na nova escola”. A inauguração da escola ao público acontece este sábado, pelas 10h.

“Falta de vontade política”

A escola funcionava em contentores desde 2009, ano em que a Câmara de Loures, então presidida pelo socialista Carlos Teixeira, encerrou o estabelecimento para ali fazer obras. As obras nunca começaram e este edifício, do outro lado da Rua dos Bombeiros Voluntários onde se situavam os contentores, tornou-se alvo de vandalismo. Foi demolido no ano passado para dar lugar à escola “novinha em folha”.

Perante uma “situação temporária que durou oito anos”, o actual autarca, da CDU, fala em “falta de vontade política do anterior executivo em resolver este problema”.

A nova escola traduziu-se num investimento de 2,2 milhões de euros, “totalmente suportados pelo município”, vincou Bernardino Soares, com a ajuda de um empréstimo de 12 milhões de euros contraído em 2015.

Com a construção desta escola, a Câmara de Loures estima que esteja perto dos dez milhões de euros o valor investido nos últimos quatro anos no parque escolar do concelho. A maioria das empreitadas traduziu-se em obras de renovação de escolas “debilitadas”, entre elas as escolas básicas de São João da Talha (nº4), de Fetais, da Quinta da Alegria e da Bobadela (nº3), enumerou o autarca.

Como obra final do mandato, Bernardino Soares espera inaugurar, antes do início do novo ano lectivo, a escola básica do Alto da Eira, em Santa Iria de Azóia.

Sugerir correcção
Comentar