As fronteiras entre o mundo real e o virtual estão a ficar esbatidas?

Terceiro questionário, e último, de campanha europeia sobre a Internet de próxima geração está disponível online em português.

Foto

Aa campanha europeia sobre a próxima geração da Internet que tem estado a decorrer em jornais de oito países – incluindo o PÚBLICO em Portugal – convida os leitores a responder a um questionário centrado no facto de estarmos cada vez mais ligados continuamente à Internet. Está acessível em português durante cerca de uma semana.

Responda aqui ao terceiro questionário 

Iniciada há duas semanas, a campanha Iniciativa sobre a Internet de Próxima Geração chega agora ao fim com o terceiro e último questionário. O objectivo é que os decisores políticos tenham um melhor retrato sobre o que pensam os cidadãos europeus sobre como as novas tecnologias interferem na nossa vida, tanto de forma positiva como negativa. O questionário desta semana é sobre “Novas tecnologias que distorcem o mundo online e offline e que afectam o domínio pessoal”. Actualmente, quase 4000 milhões de pessoas estão ligadas à Internet, pelo que os especialistas já chamam a esta época em que as fronteiras entre o mundo real e o virtual parecem estar a ficar cada vez mais esbatidas onlife era, ou “era da vida online”.

A campanha foi lançada pelo Atomium – Instituto Europeu para a Ciência, Media e Democracia (um consórcio de universidades, jornais e empresas com sede em Bruxelas com o objectivo de promover a difusão da ciência pela sociedade), utilizando para tal uma nova plataforma tecnológica co-financiada pela Comissão Europeia – a REIsearch.

Além do PÚBLICO, participam na iniciativa o Der Standard (Áustria), El País (Espanha), Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha), Gazeta Wyborcza (Polónia), La Libre Belgique (Bélgica), Luxemburger Wort (Luxemburgo) e o Sole 24 ore (Itália). O PÚBLICO também participou na primeira campanha deste género do Atomium, no ano passado, sobre as doenças crónicas.

Sugerir correcção
Comentar