Filha de Raúl Castro diz que não deseja ser Presidente de Cuba

“Os homens e mulheres do povo de Cuba são candidatos”, disse Mariela Castro.

Foto
Mariela Castro, 54 anos, dirige o Centro Nacional Cubano para Educação Sexual Reuters/ALEXANDRE MENEGHINI

Com a previsão de que o Presidente cubano, Raúl Castro, deixe o cargo no próximo ano, a sua filha Mariela Castro disse nesta quarta-feira que nunca irá querer ser candidata à Presidência, mas que há espaço para surpresas no processo de sucessão.

Raúl Castro, de 85 anos e que assumiu o comando deixado por seu irmão mais velho, o revolucionário Fidel Castro, disse que irá renunciar em Fevereiro de 2018, ao final de um segundo mandato de cinco anos.

O sucessor aparente é o primeiro vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, e especialistas dizem que ele teria que cometer graves erros para ser ultrapassado por outra pessoa no enigmático sistema cubano de escolha do líder.

Ainda assim, é frequente a especulação de que possa haver outros candidatos na ilha de governo comunista.

Mariela Castro, de 54 anos, parlamentar e directora do Centro Nacional Cubano para Educação Sexual (Cenesex), foi evasiva quando perguntada sobre a questão numa conferência de imprensa do Cenesex.

“Os homens e mulheres do povo de Cuba são candidatos”, disse aos jornalistas. “Eu não digo: ‘Nós somos’, porque nunca me deixarei ser indicada para tão grande tarefa”.

“Algumas vezes, orientamo-nos de uma maneira e, de repente, olhamos para o outro lado, e dizemos: ‘o quão interessante é esta pessoa que eu não vi antes’”, disse. “Há sempre surpresas”.

Entre os nomes que foram especulados como possíveis alternativas para Díaz-Canel estão Alejandro Castro Espín, outro filho do actual Presidente e um de seus assessores mais próximos, e o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez.

Castro Espin desempenhou um papel-chave nas negociações secretas que levaram à reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos, mas descartou suceder ao pai numa entrevista em 2015.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários