Zona euro cresceu 1,7% nos primeiros três meses do ano

Crescimento foi inferior, em termos homólogos, ao do quarto trimestre de 2016.

Foto
A economia do euro cresceu em cadeia 0,5%, como esperavam os economistas inquiridos pela Bloomberg CHRISTIAN CHARISIUS/REUTERS

A economia da zona euro registou um crescimento de 1,7% de Janeiro a Março, comparativamente com o mesmo período do ano passado. A estimativa do Eurostat, ainda provisória, aponta para um cenário de recuperação lenta no conjunto dos países que partilham a moeda única.

Os números divulgados nesta quarta-feira pelo gabinete europeu de estatística mostram que, em termos homólogos, o crescimento do PIB desacelerou no arranque do ano, depois de dois trimestres em que a economia do euro cresceu 1,8% (quando comparado com os mesmos períodos do ano anterior).

Olhando para a evolução em cadeia, os dados do Eurostat revelam que o PIB registou de Janeiro a Março o mesmo nível de crescimento dos três meses anteriores, de 0,5%. Os valores vão ao encontro da expectativa de analistas da agência Bloomberg que acompanham a evolução dos indicadores económicos na união monetária.

No conjunto dos 28 países da União Europeia, o PIB teve um crescimento de 1,9% em termos homólogos, igual ao ritmo de crescimento do terceiro e do quarto trimestre. Já o crescimento trimestral medido em comparação com o período Outubro a Dezembro foi de 0,4%, desacelerando em relação a esse período, em que o crescimento foi de 0,6%.

A informação divulgada nesta manhã é uma primeira estimativa que ainda não inclui os valores do PIB de cada um dos países da zona euro e da União Europeia. Em relação a Portugal, por exemplo, o Instituto Nacional de Estatística só vai divulgar a estimativa rápida do PIB a 15 de Maio, quando publicar os valores preliminares das Contas Nacionais Trimestrais.

O Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica antecipa que o PIB do país deverá acelerar neste primeiro trimestre e progredir acima da zona euro. A estimativa avançada em meados de Abril é de um crescimento em cadeia de 0,9% (em relação ao último trimestre do ano passado) e de 2,7% em termos homólogos.

Sugerir correcção
Comentar