Já há finalistas do Prémio Turner

Trata-se do prémio mais importante da arte contemporânea no Reino Unido. Esta edição traz uma novidade: na shortlist estão artistas com mais de 50 anos. A 5 de Dezembro ficamos a saber quem ganhou.

Foto
Le Rodeur: Exchange(2016), de Lubaina Himid Hollybush Gardens and Modern Art Oxford

Já são conhecidos os quatro artistas nomeados para o Turner, o mais prestigiante prémio britânico para a arte contemporânea. Os nomes foram revelados esta quarta-feira e pela primeira vez em 26 anos incluem artistas com mais de 50 anos, que tenham nascido ou vivam e trabalhem no Reino Unido. A Lubaina Himid, de 62 anos, e Hurvin Anderson, de 52, juntam-se Andrea Büttner e Rosalind Nashashibi, ambos na casa dos 40 anos.

Lubaina Himid nasceu na Tanzânia e mudou-se para o Reino Unido com apenas alguns meses. Também escritora, curadora e professora de História de Arte, os seus trabalhos reflectem justamente as referências africanas que trouxe consigo, abordando temas como a escravatura e a diáspora negra desde os anos 1980.

Já o trabalho de Hurvin Anderson, cujos pais eram imigrantes jamaicanos explora temas ligados à identidade. 

Andrea Büttner, natural da Alemanha, distinguida com o MaxMara Art Prize for Women pela sua curta-metragem sobre a vida num convento, mantém-se fiel ao tema da religião, mas apresenta também trabalhos relacionados com a botânica. 

A quarta finalista, Rosalind Nashashibi, centra-se no cinema, retratando a vida em Gaza.

O prémio Turner, criado em 1984, vai buscar o nome ao pintor britânico William Turner e é promovido pelo grupo de museus Tate. O vencedor de cada edição recebe 25 mil libras (29.500 euros) e é escolhido entre os artistas que, no ano anterior, tenham tido o seu trabalho em foco.

O vencedor será anunciado a 5 de Dezembro. Em 2016, o júri atribuiu o prémio à escultora e pintora britânica Helen Marten. Entre os vencedores de edições anteriores estão também artistas como Damien Hirst, Antony Gormley, Steve McQueen, a dupla Gilbert & George, Rachel Whiteread e Chris Ofili.

Sugerir correcção
Comentar