China exige suspensão imediata do sistema de defesa americano na Coreia do Sul

THAAD já está operacional, apesar de apenas numa fase inicial em relação à sua total capacidade.

Foto
EPA

A China reiterou esta terça-feira a sua oposição à instalação do sistema de defesa anti-míssil americano THAAD na Coreia do Sul e pediu que a sua activação seja suspensa.

O sistema já está operacional, ainda que numa fase inicial da sua capacidade, podendo já defender a Coreia do Sul de mísseis disparados a partir da Coreia do Norte, anunciaram fontes americanas na segunda-feira à noite.

"Vamos adoptar as medidas necessárias à defesa dos nossos interesses", disse o porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang, no seu briefing diário.

Pequim diz que o radar do THAAD pode ser usado para espiar o território chinês, apesar de o argumento do Governo dos EUA em como é um sistema puramente defensivo.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, tem insistido para que a China seja mais firme em relação à sua vizinha e aliada Coreia do Norte e aos programas nuclear e de mísseis de Pyongyang.

Tecnicamente, o Norte continua em guerra com o Sul, apesar de o conflito na península coreana ter terminado em 1953. Foi feito uma trégua, não um tratado de paz, e Pyongyang faz ameaças regulares contra Seul, os EUA e o Japão.

Sugerir correcção
Ler 37 comentários