Nelson Garrido
Foto
Nelson Garrido

Porto Tasty: um site para quem gosta de comer

Nove estudantes da Universidade do Porto criaram um site para divulgar a gastronomia do Porto. Site está escrito em diferentes idiomas para atingir uma audiência vasta

A pensar na promoção e divulgação da gastronomia do Porto nasceu em Março o Porto Tasty, um projecto formado por alunos da universidade da cidade, oriundos de diferentes nacionalidades, e realizado em três idiomas. O Porto Tasty, que começou por ser um blogue, foi criado por nove estudantes — cinco portugueses, dois espanhóis e dois brasileiros — do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

Eduardo Ribeiro, um dos responsáveis, sublinha que o Porto Tasty distingue-se de outras iniciativas semelhantes por "ser um projecto universitário, que se dedica a divulgar unicamente a gastronomia do Porto, é composto por elementos de diferentes nacionalidades e feito em idiomas diferentes, que é uma coisa que realmente não se vê muito". O projecto tem um blogue no qual se dá a conhecer diferentes tipos de pratos e costumes gastronómicos do Porto, através de rubricas escritas semanalmente que estão disponíveis em três idiomas (português, inglês e espanhol) para atingir uma vasta audiência. "O nosso objectivo é conseguir ter uma audiência. O brasileiro era um público que queríamos também captar, tem uma maior população, foi onde nos quisemos focar", destacou Eduardo Ribeiro.

Direccionado para a comida típica portuguesa, o projecto foi sugerido por um professor da unidade curricular de Públicos e Audiências, que propôs como tema a divulgação e promoção da cidade do Porto como destino gastronómico. O nome "curto" e "simples", que "fica no ouvido", surgiu numa das reuniões do grupo que optou pelo inglês para chegar a um público "mais internacional", confidenciou o responsável. Para além do site, o projecto está acessível nas redes sociais e, com apenas um mês de existência, conta já algum feedback do público.

PÚBLICO -
Foto

"À medida que vamos andando, conseguimos ter algum feedback, sugestões. Por exemplo, o Instagram agora também já está a ter uma audiência maior, já temos mais seguidores, que começam a comentar as nossas fotos, a dizer que já estiveram naquele sítio e que gostaram", frisou. De acordo com o estudante, o Porto Tasty promove também o turismo, salientando que para alcançarem "mais audiência" não se podem restringir a "contactar restaurantes ou blogues sobre gastronomia", mas também exploram "blogues de turismo".

Um dos parceiros do projeto é o Viagem Livre, uma plataforma brasileira, onde o Porto Tasty publica artigos para aumentar a audiência. Para Eduardo, a expansão "ainda é algo a pensar": "Já estivemos a pensar em não cingirmos ao Porto centro, mas também ir para os arredores, por exemplo, Amarante, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, mas para já, o objectivo é captar mais audiência e os turistas vindo para cá interessam-se mais pelo Porto cidade". O financiamento do projceto é feito pelos próprios alunos, uma vez que não têm apoios porque para já "não se justifica".