Preparar as cidades para o futuro? As Startups ajudam.

A 5ª edição do BIG Smart Cities tem mais de 20 mil euros para soluções que melhorem a vida nas cidades.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Já imaginou como poderia ser a sua cidade ideal? Desde 2013, a Vodafone promove anualmente uma competição para projectos de empreendedorismo e ideias de negócio com base tecnológica. Com que objectivo? Melhorar o quotidiano de quem vive, trabalha ou visita os grandes centros urbanos.

Da criação de plataformas e-learning a aplicações de partilha de transportes, passando pela produção e armazenagem de energia, vale de tudo um pouco desde que as ideias encaixem nas categorias a concurso: Mobilidade, Participação e Inclusão, Turismo, Qualidade de Vida e Ambiente. O Tripaya, motor de busca de viagens personalizado, a Zarco, app que junta turistas e guias locais, ou a Parqly (vencedores em 2016), que mostra os lugares vagos nos parques de estacionamento mais próximos, são alguns dos casos de sucesso de startups que integraram as fileiras do BIG Smart Cities, que além da Vodafone conta com o apoio da Ericsson e é organizado pela Nova SBE.

A grande novidade desta 5ª edição do concurso é a existência de um local – no caso, o município de Cascais – onde as startups vencedoras vão poder testar o piloto das soluções tecnológicas em ambiente real. Além disso, a montra final da competição contempla seis meses de incubação, incluindo um período de aceleração no Vodafone Power Lab – uma iniciativa da Vodafone Portugal, com o intuito de fomentar a inovação e empreendedorismo em Portugal. Este programa pretende angariar projectos apresentados por grupos informais de pessoas ou startups já formadas, cujo âmbito e resultado final esperado se adeque à estratégia de
negócio e atividades da Vodafone. É precisamente neste âmbito que o período de incubação se integra. Há também um prémio monetário entre os 500 euros (dois eleitos por cada BIG City Challenges) e os 10 mil euros, para o grande vencedor. A equipa integrante do projecto vencedor terá ainda a oportunidade de viajar e conhecer um dos pólos de inovação da Ericsson na Europa.

As candidaturas podem ser apresentadas online, até dia 30 de Maio, ou ao vivo, durante os cinco BIG City Challenges que vão percorrer o país de norte a sul: Coimbra (27 de Abril), Braga (4 de Maio), Porto (23 de Maio), Évora (16 de Maio) e Lisboa (17 de Maio). Os vencedores dos desafios locais apuram-se automaticamente para o grupo dos 20 projectos finalistas a participar no programa de pré-aceleração com os olhos postos na grande final, ou melhor dizendo, na BIG Final, que se realizará a 11 de Julho.