Reconhece as notícias falsas?

Segundo questionário de campanha europeia sobre a Internet de próxima geração está disponível online em português.

Foto

Esta semana, a campanha europeia sobre a próxima geração da Internet que está a decorrer em jornais de oito países – incluindo o PÚBLICO em Portugal – convida os leitores a responder a um questionário online centrado na informação, democracia e novos media, acessível em português.

Responda aqui ao questionário

Iniciada na semana passada, com o lançamento do primeiro questionário, a campanha Iniciativa sobre a Internet de Próxima Geração tem ainda mais dois questionários diferentes, acessíveis a partir do site do PÚBLICO (em português, todas as quintas-feiras). O objectivo é que os decisores políticos tenham um melhor retrato sobre o que pensam os cidadãos europeus sobre como as novas tecnologias interferem na nossa vida, tanto de forma positiva como negativa. O questionário desta semana é sobre como “Novas tecnologias que interferem na esfera pública: informação, democracia e redes sociais”. Uma das questões prementes dos últimos tempos é a das falsas notícias. “Reconhecer notícias falsas, ou simplesmente saber que existem notícias falsas, é necessário para o pensamento crítico de um estudante”, tem sublinhado o director para a Educação da OCDE, Andreas Schleicher. O terceiro questionário, e último, será sobre “Novas tecnologias que esbatem as fronteiras dos mundos online e offline”.

A campanha foi lançada pelo Atomium – Instituto Europeu para a Ciência, Media e Democracia (um consórcio de universidades, jornais e empresas com sede em Bruxelas com o objectivo de promover a difusão da ciência pela sociedade), utilizando para tal uma nova plataforma tecnológica co-financiada pela Comissão Europeia – a REIsearch.

Além do PÚBLICO, participam na iniciativa o Der Standard (Áustria), El País (Espanha), Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha), Gazeta Wyborcza (Polónia), La Libre Belgique (Bélgica), Luxemburger Wort (Luxemburgo) e o Sole 24 ore (Itália). A primeira campanha deste género do Atomium decorreu no ano passado (sobre as doenças crónicas) e o PÚBLICO também participou. 

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações