Montanhista encontrado nos Himalaias 47 dias depois de se ter perdido

Liang Sheng Yueh foi encontrado pelas equipas de socorro, mas a namorada não resistiu e morreu apenas três dias antes do resgate.

Liang Sheng Yueh perdeu 30 quilos mas não corre perigo de vida
Foto
Liang Sheng Yueh perdeu 30 quilos mas não corre perigo de vida Reuters/NAVESH CHITRAKAR

Um homem de 21 anos, de Taiwan, foi encontrado esta quarta-feira nos Himalaias, 47 dias depois de ter sido dado como desaparecido juntamente com a namorada. Uma equipa de resgate encontrou Liang Sheng Yueh num desfiladeiro a 2600 metros de altitude, próximo de uma aldeia nepalesa. Yueh tinha sido avistado por habitantes da zona, tendo sido enviado um helicóptero quase de imediato.

No entanto, a história não tem um final verdadeiramente feliz. Ao lado de Liang, estava o corpo da namorada de 19 anos, Liu Chen Chun. Sanjaya Karki, o médico que está a tratar do sobrevivente num hospital de Katmandu, no Nepal, revelou à BBC que Liang lhe contou que a namorada morreu pouco tempo antes do resgate. “Ele consegue falar devagar. Ele contou-me que a namorada morreu há três dias”, afirmou o médico, acrescentando que o homem não corre perigo de vida, apresentando apenas marcas de mordeduras de vermes. No entanto, Liang perdeu 30 quilos nestes 47 dias.

O casal chegou ao Nepal, proveniente da Índia, em Fevereiro. A última vez que tinha sido avistado foi a 9 de Março, em Dhading, no norte do país, quando os dois montanhistas saíram para uma caminhada apesar do forte nevão que se registava na altura.

Segundo a BBC, o alerta para o desaparecimento foi dado a 15 de Março, cinco dias depois do casal ter falhado o contacto telefónico com a família.