"As orientações para o Brexit são equilibradas"

Portugal espera um Brexit suave e vê um bom ponto de partida para as conversas. Theresa May quer "facilitar" a negociação, acredita Margarida Marques.

Foto
daniel rocha

As eleições antecipadas no Reino Unido vão facilitar ou dificultar as negociações de saída com a União Europeia? 
O objetivo da senhora Theresa May, tal como ela ou apresentou, é facilitar a negociação.

Do ponto de vista dela...
... Mas também do ponto de vista do Hard Brexit. Ou seja, a senhora May considera que tem no seu grupo parlamentar  apoiantes que têm uma atitude muito radical relativamente ao futuro das relações entre o Reino Unido e a União Europeia. E ela de certa forma quer ter um grupo parlamentar que seja mais apoiante do seu projecto. Do lado da União Europeia não há uma modificação significativa. A Comissão Europeia preparou as guide lines com o Conselho. E os líderes no Conselho Europeu, no próximo sábado, vão a adotar essas guide lines. O que nós achamos é que essas orientações para as negociações são bastante equilibradas. Não têm uma atitude de revanchismo relativamente ao Reino Unido; procuram criar condições para negociar um acordo equilibrado para os dois lados; um acordo que não dê ao Reino Unido uma situação mais privilegiada do que a que tem hoje. E sobretudo têm posições muito equilibradas relativamente às questões que nos preocupam: a questão dos cidadãos - nós temos uma comunidade portuguesa muito importante no Reino Unido a estratégia de negociação aqui colocada corresponde às nossas preocupações. Em relação ao funcionamento do período orçamental da UE também...

Ou seja, os fundos comunitários que estão previstos serem entregues pelo Reino Unido até 2020?
Exatamente. E não é só esse aspeto esse aspeto, há também a participação no BEI, no Banco de Desenvolvimento, em vários instrumentos financeiros em que o Reino Unido tem responsabilidades. E tem outros dois aspetos que nos preocupam: as áreas de cooperação futura (e que estão aqui claramente enunciadas, como a cooperação futura em matéria de Defesa, de luta contra o terrorismo e que nós queríamos manter). Tem finalmente um outro aspecto, que é a questão da paz na Irlanda: abre a possibilidade de haver uma negociação bilateral entre a Irlanda e o Reino Unido no sentido de encontrarem um acordo que permita manter a paz na região. Digamos que a única negociação bilateral que está na agenda é a negociação bilateral entre a Irlanda e o Reino Unido.

Sugerir correcção
Comentar