Sismo forte abala o Chile

Abalo de 7.1 graus Richter não gerou tsunami.

Foto
Durante alguns momentos, esteve em vigor uma ordem de evacuação da zona costeira que levou milhares de chilenos a encherem as estradas. O alerta de tsunami foi posteriormente cancelado. Reuters/RODRIGO GARRIDO

Um sismo de 7.1 graus Richter de magnitude sacudiu esta segunda-feira a região central do Chile. De acordo com a marinha chilena, autoridade encarregue da monitorização sismológica naquele país, não existe risco de tsunami. No entanto, e durante alguns minutos, chegou a ser emitida uma ordem de evacuação da zona costeira, posteriormente cancelada.

Não há, até ao momento, notícia de vítimas. Segundo a CNN Chile, há registo de danos ligeiros no aeroporto de Santiago. Entrentanto, o Facebook activou no Chile a funcionalidade que permite localizar familiares e amigos em zonas de catástrofe ou atentado. As redes sociais são também veículo para a partilha de vídeos do momento do abalo.

O abalo teve epicentro ao largo da costa, a cerca de 10 quilómetros das cidades de Valparaíso e Viña del Mar, e a 110 quilómetros da capital Santiago. O sismo foi registado cerca das 22h38 de Lisboa, 18h38 no Chile, e foi também sentido na vizinha Argentina, para lá da cordilheira dos Andes.

Todo o território chileno situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de elevada intensidade sísmica e vulcânica que abrange praticamente todas as áreas costeiras dos países banhados por aquele oceano. Em 2010, um sismo de 8.8 graus de magnitude, seguido de tsunami, matou mais de 500 pessoas no centro e no sul do Chile. Cinco anos depois, outro abalo de 8.3 graus vitimou 15 pessoas no norte do país.

Sugerir correcção
Comentar