Romaria a cavalo volta a ligar Moita e Viana do Alentejo

Centenas de romeiros nacionais vão-se juntar na 17ª edição da Romaria a Cavalo. Partem de Moita esta quarta-feira e a chegada está prevista para sábado ao final do dia a Viana do Alentejo

Foto
O evento foi retomado em 2001, após uma interrupção de mais de 70 anos PEDRO CUNHA

Centenas de romeiros, oriundos de vários pontos do país, vão voltar a cumprir a tradição e participar, a partir desta quarta-feira, na Romaria a Cavalo que, todos os anos, liga Moita (Setúbal) a Viana do Alentejo (Évora). A iniciativa, que decorre até domingo, é uma organização conjunta das câmaras municipais de Moita e de Viana do Alentejo, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

“Vamos ter a participação de centenas de romeiros”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, explicando que, tanto na chegada, na vila alentejana, como na partida, na Moita, são esperadas “milhares de pessoas” para assistirem. Segundo o autarca, o evento, que vai na 17.ª edição, conta, “cada vez, com mais gente a assistir e a participar”, o que demonstra “o sucesso que tem sido alcançado”.“E o nosso objectivo principal é fazer com que a romaria deste ano seja melhor do que a do ano anterior, é o que pretendemos sempre”, acrescentou.

A Romaria a Cavalo é um evento retomado em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, e recupera uma antiga tradição de caráter religioso existente na vila de Moita, que fazia deslocar os lavradores, com os seus animais, ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, no distrito de Évora. Os romeiros pretendiam que os animais fossem benzidos durante uma procissão em honra de Nossa Senhora d’Aires, padroeira dos animais, e pediam protecção e boas colheitas.

Na edição deste ano, os participantes vão partir de Moita, na quarta-feira, transportando, como é habitual, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se vai juntar à imagem de Nossa Senhora d’Aires, à chegada dos romeiros a Viana do Alentejo, prevista para sábado, ao final da tarde. O percurso que vai ligar os dois concelhos, em quatro dias, tem cerca de 150 quilómetros e vai conduzir os participantes pela antiga canada real, mais conhecida como “Estrada dos Espanhóis”, explicou a câmara alentejana. Após percorrerem caminhos de terra batida, os romeiros vão ser recebidos em ambiente de festa em Viana do Alentejo, onde, este ano, até foi pintado um mural alusivo à iniciativa, fruto de uma ideia do artista Manuel Rafael, executada com o apoio do município.

Bernardino Bengalinha Pinto indicou que, no sábado à tarde, vai haver animação de rua, em vários pontos da vila, para dar as “boas-vindas” aos romeiros e, à noite, na Tenda Tradições, junto do santuário, vão ter lugar um espetáculo do grupo Sangre Ibérico, baile e a atuação de uma dupla de DJ. Para domingo, continuou, estão previstas atuações de cante alentejano, um espetáculo de fado com Raquel Tavares e, novamente, baile e DJ.

A vertente religiosa do evento decorre no dia e na noite da chegada e na manhã de domingo, incluindo procissões e missa campal. Não obstante o carácter religioso do evento, a Romaria a Cavalo “assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica, que privilegia o convívio entre os participantes”, de acordo com a câmara.

Sugerir correcção
Comentar