Tribunal bloqueia novo disco de Prince, mas single continua disponível nos EUA

O lançamento estava previsto para esta sexta-feira, data em que se assinala o primeiro aniversário da morte do músico.

Foto
O músico morreu a 21 de Abril de 2016 Reuters/CRAIG LASSIG

Os fãs de Prince que esperavam pelo lançamento especial do primeiro de uma série de discos com trabalhos inéditos do músico, que morreu precisamente há um ano, devem preparar-se para as más notícias. No dia em que se assinalaria o aniversário da morte do músico, uma juíza norte-americana bloqueou o lançamento de um EP com músicas inéditas do cantor.

A publicação estava prevista para esta sexta-feira, 21 de Abril, mas o tribunal do Minnesota considerou que o lançamento quebrava um acordo de confidencialidade entre o músico e o ex-engenheiro de som, Ian Boxhill, que trabalhou com Prince entre 2006 e 2008.

A juíza estipulou ainda que todas as “gravações originais, cópias analógicas e digitais e qualquer trabalho derivado delas” deveria ser entregue aos representantes legais do espólio do músico norte-americano, que morreu com 57 anos.

Deliverance seria o primeiro de uma série de lançamentos de material descartado ou incompleto de Prince. De acordo com a revista Rolling Stone, a ordem de restrição aplicada ao lançamento do disco termina a 3 de Maio. Depois, a decisão será reavaliada.

Horas após a decisão judicial, a editora Rogue Music Alliance informou através de um comunicado que a música que dá nome ao EP irá continuar a ser vendida no site, mas está apenas disponível nos Estados Unidos.

O aniversário da morte do icónico músico está a ser assinalado com um festival de quatro dias no seu estúdio e casa de Paisley Park, no Minnesota. O evento inclui as actuações de artistas como a própria banda de Prince, The Revolution, Morris Day e outra banda de Prince, a 3RDEYEGIRL.

De acordo com a Reuters, o património musical do autor de Purple Rain está avaliado em 500 milhões de dólares.

Sugerir correcção
Comentar