Pessoal não docente organiza protesto junto do Ministério da Educação

Concentração realiza-se nesta sexta-feira.

Foto
Greve do pessoal não docente em Fevereiro levou ao encerramento de muitas escolas Paulo Pimenta

Depois dos professores, que se manifestaram na terça-feira, é agora a vez do pessoal não docente concentrar-se junto ao Ministério da Educação em protesto pela falta de respostas às exigências que têm vindo a ser apresentadas pelos sindicatos do sector. A concentração está marcada para esta sexta-feira e é convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), afecta à CGTP.

Em destaque está o facto de continuar a faltar pessoal não docente nas escolas. Segundo contas da FNSTFPS, existirão 49 mil funcionários não docentes em serviços nas escolas portuguesas. Em 2014/2015, último ano com dados oficiais do Ministério da Educação, eram 55.808.

Entre os objectivos da manifestação figuram também a adopção de carreiras especiais para o pessoal não docente, visando dignificar a profissão, e também a oposição à municipalização das escolas públicas que, segundo a federação, porá em causa “a sua universalidade e levará à desresponsabilização do poder central”.

Em Fevereiro, uma greve do pessoal não docente, convocada pelos sindicatos afectos à CGTP e à UGT, fez fechar centenas de escolas em todo o país. Segundo os sindicatos, até agora, esta foi a “maior greve” realizada durante o mandato do actual Governo PS, que conta com o apoio dos partidos de esquerda no Parlamento.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários