Desconto do Spotify para estudantes chega a Portugal

A plataforma, que tem mais de cem milhões de utilizadores activos, alargou o desconto de estudante a 33 países. Portugal está incluído.

O desconto está disponível em 36 dos 60 países que usam o serviço de <i>streaming</i>
Foto
O desconto está disponível em 36 dos 60 países que usam o serviço de streaming REUTERS/Christian Hartmann

A plataforma de streaming de música Spotify anunciou esta quarta-feira que os estudantes universitários em mais de 30 países têm, agora, a possibilidade de pagar metade do valor normal por uma subscrição mensal premium; ao invés dos 6,99 euros habituais, os estudantes têm um desconto de 50% e passam a pagar 3,49 euros. Apesar de também estar disponível gratuitamente, a versão paga dá acesso imediato a mais de 30 milhões de músicas, oferecendo melhor qualidade de som e ainda a possibilidade de ouvir música mesmo sem ligação à Internet.

“Os estudantes universitários em 33 países por todo o mundo podem agora ter o Spotify Premium por metade do preço”, anunciou a marca num comunicado divulgado no site. O desconto já existia nos Estados Unidos, na Alemanha e no Reino Unido. Agora, juntam-se mais 33 países: Portugal, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estónia, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Letónia, México, Nova Zelândia, República Checa, Singapura, Suíça e Turquia.

A presença em 36 países faz com que, segundo a marca, este seja o maior desconto estudantil a nível internacional integrado numa aplicação de streaming de música. O Spotify está disponível em 60 países. A Bolívia, Eslováquia, Malta, Uruguai ou Luxemburgo são alguns dos exemplos de países que ficam de fora da lista dos mercados em que o desconto para estudantes está disponível.

A oferta é válida durante todos os anos em que o cliente seja estudante e a subscrição é passível de ser cancelada a qualquer momento. Para garantir que só os estudantes têm acesso a este desconto, o Spotify trabalha em parceria com a empresa SheerID, que desenvolveu um instrumento que verifica a autenticidade e elegibilidade de clientes online (sobretudo militares, estudantes e professores).

O Spotify é uma plataforma de streaming de música disponível para computadores, tablets, smartphones, consolas ou carros. Segundo um estudo de finais de 2016, o crescimento deste tipo de serviços de streaming faz com que cada vez mais se oiça música online através de smartphones, mesmo em versões pagas. As conclusões deste estudo revelavam que um terço dos internautas entre os 16 e os 24 anos paga por estes serviços de música. 

Assim, este desconto para estudantes universitários pode ser eficaz e rentável, ao aumentar o número de subscrições junto do público-alvo, oferecendo, em simultâneo, um plano de pagamento menos austero para quem possa ter dificuldades económicas.