Dois mortos em grande manifestação contra Nicolás Maduro

Um jovem de 18 anos e uma mulher de 24 morreram depois de terem sido baleados em Caracas e no estado de Táchira, respectivamente. Apoiantes do Presidente também se manifestam na capital.

Fotogaleria
A opoisção chamou à marcha a "mãe de todas as manifestações"
Fotogaleria
Há registo de confrontos entre os manifestantes e a polícia Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Fotogaleria
A polícia está a usar gás lacrimogéneo Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Fotogaleria
Apoiantes de Nicolás Maduro Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Fotogaleria
Lilian Tintor (ao centro), mulher de Leopoldo López, um dos líderes da posição que está preso Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Fotogaleria
Há relatos de disparos efectuados por grupos de motoqueiros Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Todos os anos, a 19 de Abril, os venezuelanos comemoram o primeiro grande passo em direcção à independência do domínio espanhol, mas este ano as atenções viraram-se para mais uma grande manifestação contra o Presidente Nicolás Maduro. No meio de protestos e contraprotestos em Caracas, pelo menos duas pessoas morreram depois de terem sido baleadas e as imagens de confrontos e gás lacrimogéneo deixam antever uma noite difícil.

As grandes manifestações voltaram às ruas de Caracas e de outras cidades venezuelanas no início do mês, depois de o Supremo Tribunal (leal ao Presidente Maduro) ter retirado o poder legislativo à Assembleia Nacional (onde a oposição está em maioria). Apesar de o tribunal ter voltado atrás em pouco tempo, o descontentamento dos que vêem em Maduro o principal culpado pela grave crise que o país atravessa não deixaram de se manifestar – para esta quarta-feira marcaram aquela a que chamaram por antecipação "a mãe de todas as manifestações".

Do outro lado, o Presidente Nicolás Maduro e o seu Partido Socialista Unido da Venezuela também chamaram os seus apoiantes para as ruas, e as fotografias de dezenas e dezenas de camiões com gente vestida de vermelho que foram partilhadas nas redes sociais mostram que a organização estava afinada.

Perguntas e respostas sobre a situação na Venezuela

O principal receio era que a tensão e os exemplos das últimas semanas criassem as condições para um dia e uma noite de violência em Caracas – nas manifestações das últimas duas semanas morreram seis pessoas e mais de 200 ficaram feridas. Pior do que isso, temia-se uma repetição dos confrontos de 2014, que fizeram 43 mortos de ambos os lados.

Esta quarta-feira, as más notícias chegaram pouco depois do início das marchas, a meio da manhã (hora local, mais cinco horas em Portugal continental): um jovem de 18 anos foi baleado na cabeça quando estava reunido com outros manifestantes anti-governo na praça La Estrella, na capital venezuelana. O jovem foi levado para um hospital para ser operado, mas poucas horas depois, às 13h20 locais (18h30 em Portugal continental) as autoridades anunciaram a sua morte. Mais tarde, a Reuters noticiou também a morte de uma mulher de 24 anos, no estado de Táchira, que terá sido igualmente baleada noutra manifestação contra o regime de Maduro.

É muito cedo para saber ao certo o que aconteceu, mas vários jornalistas e outras testemunhas que estavam entre os manifestantes dizem que os tiros foram disparados por membros das milícias de motociclistas armados que a oposição acusa de actuarem a mando do Governo e de serem organizadas pela polícia.

A deputada Olivia Lozano, do partido centrista Vontade Popular, disse ao jornal El Nacional que os responsáveis pelos disparos contra o jovem são "colectivos afectos ao oficialismo" – uma referência a esses grupos de motociclistas. "Emboscaram-nos a todos e começaram a disparar na praça La Estrella", acusou a deputada.

As imagens da televisão estatal VTV mostraram exclusivamente a manifestação de apoio a Maduro, pelo que foi difícil perceber o que se passava dos dois lados – as fotografias e os vídeos que circularam nas redes sociais fixaram-se mais nos incidentes que pontuaram a marcha da oposição, com confrontos, cortes de estrada e lançamento de gás lacrimogéneo.

A conta oficial no Twitter do Presidente da Venezuela foi partilhando imagens da manifestação de apoio, e Nicolás Maduro disse que "o povo revolucionário encheu as ruas de Caracas para defender a pátria". Do outro lado, um dos principais rostos da oposição, Henrique Capriles, disse que estavam nas ruas "milhões de venezuelanos" em luta contra o Governo.

"Venezuela, para cuidar de ti, eu só tenho esta minha vida", escreveu Capriles, recordando uma frase que ficou conhecida durante a campanha presidencial de 2013, quando perdeu por apenas 1,5 pontos percentuais na corrida contra Nicolás Maduro. "Estamos prontos! Vamos para a marcha contra o autogolpe de Dictaduro", escreveu o opositor no Twitter.

Nicolás Maduro e os seus apoiantes acusam os opositores de querem lançar um golpe de Estado a mando de interesses económicos do capitalismo; a oposição, que reúne apoiantes de vários quadrantes políticos, mas mais assente no centro e na direita, acusa Maduro e o seu governo de estarem a mergulhar a economia do país no caos e exigem a sua demissão.

Sugerir correcção
Ler 55 comentários