Rui Jorge no comando dos sub-21 por mais quatro anos

Seleccionador renovou contrato com a FPF até 2021.

Foto
Diogo Pinto/FPF

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou nesta terça-feira a renovação do contrato de Rui Jorge, seleccionador nacional sub-21 e olímpico, por quatro anos. O técnico português de 44 anos ocupa o cargo desde Novembro de 2010.

“Não são usuais contratos tão longos no futebol. Um contrato de quatro anos é uma prova inequívoca da confiança que depositam em nós”, destacou Rui Jorge, em declarações reproduzidas pela FPF, sublinhando a “identificação de ideias” com o presidente da FPF, Fernando Gomes. A avaliação do trabalho realizado “foi, de certeza positiva” e “centrada não apenas nos resultados que são, todos sabemos, sempre importantes”, acrescentou Rui Jorge.

O ex-defesa esquerdo, que representou a selecção nacional em 45 ocasiões e marcou um golo (esteve nos Jogos Olímpicos 1996, Euro 2000, Mundial 2002 e Euro 2004) assumiu o comando da selecção sub-21 em Novembro de 2010, após deixar o Belenenses. A equipa jovem de Portugal está há mais de cinco anos sem derrotas em jogos oficiais.

“Acho que todas as pessoas, inclusive treinadores, sabem que se utilizarem jogadores da selecção nacional sub-21 adquirem um símbolo e uma garantia de qualidade. É claro que o trabalho feito nos clubes é sempre importantíssimo. Nós temos a felicidade de poder escolher depois desse trabalho magnífico e acreditamos que podemos e temos acrescentado valor a esses jogadores, tanto na parte desportiva como na parte humana”, salientou o técnico.

“Desde o início de funções da actual direcção da FPF, os sub-21 só tiveram praticamente uma derrota e ela aconteceu na fase inicial do trabalho desta equipa técnica. Depois, conseguiram o apuramento para o Euro 2015; o apuramento para os Jogos Olímpicos 2016 e para o Euro 2017. Era o corolário lógico estender o contrato do Rui Jorge até final das nossas próprias funções”, frisou o presidente da FPF, Fernando Gomes.

Juntamente com Rui Jorge, a restante equipa técnica renovou também contrato: Romeu Almeida, Alexandre Silva e Fernando Brassard continuarão ao serviço da FPF por mais quatro anos, numa altura em que a equipa sub-21 prepara a fase final do Euro 2017, a disputar na Polónia. No horizonte da selecção liderada por Rui Jorge estarão depois as fases de apuramento para o Euro 2019 (com a hipótese de assegurar um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020) e 2021.

Sugerir correcção
Comentar