Conselho de Redacção da RTP pede aos partidos acção legislativa para agressões a jornalistas

Os membros do Conselho de Redacção têm encontros marcados com representantes do BE, PSD, PEV, CDS-PP, PCP e PS. Uma solução possível é considerar as agressões a jornalistas como crime público.

Foto
RTP pede resposta à “deplorável repetição de episódios de violência sobre jornalistas” Paulo Pimenta/ARQUIVO

O Conselho de Redacção (CR) da RTP tem reuniões agendadas para quinta-feira com todos os grupos parlamentares e irá pedir "respostas legislativas" na "sequência dos lamentáveis casos de agressões a jornalistas" da empresa, indica este órgão.

De acordo com missiva divulgada este domingo – a que a Lusa teve acesso – pelo Conselho de Redacção aos jornalistas da RTP, estão previstos encontros na quinta-feira à tarde com representantes do BE, PSD, "Os Verdes", CDS-PP, PCP e PS, por ordem.

"Os membros eleitos [do CR] acreditam que é possível encontrar respostas legislativas que solucionem a deplorável repetição de episódios de violência sobre jornalistas enquanto dignificam o exercício jornalístico e o direito constitucional à Informação", é referido no texto. Em cima da mesa estará, por exemplo, a eventualidade de os partidos alterarem a lei fazendo com que as agressões a jornalistas sejam consideradas crime público, como o CR da RTP já veio defender num passado recente.

Nos últimos tempos, dois episódios com equipas da RTP levaram a este pedido de audições parlamentares: no último jogo entre Benfica e Porto, no começo de Abril, houve agressões a jornalistas do canal e o furto de um microfone. Na semana anterior a essa, jornalistas da RTP foram agredidos no exterior de uma escola em Marvila, em Lisboa, alegadamente por familiares de uma criança envolvida num suposto caso de violação entre alunos.

Sugerir correcção
Comentar