Adeptos do Bastia agridem jogadores do Lyon

Jogo da 33.ª jornada da Liga francesa interrompido depois de um duplo incidente com adeptos da equipa da casa.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

O encontro entre o Bastia e o Lyon, a contar para a 33.ª jornada da Liga francesa, iniciou-se com quase uma hora de atraso depois de um grupo de adeptos da equipa da casa ter invadido o relvado durante o período de aquecimento e agredido alguns dos jogadores visitantes. O sobressalto prolongou-se ao intervalo, quando os futebolistas recolhiam às cabinas, e o encontro foi definitivamente interrompido.

A cerca de um quarto de hora do fim do aquecimento no Estádio Armand-Cesari, um apoiante dos anfitriões, saído da bancada da claque Bastia 1905, aproximou-se de Memphis Depay, quando o holandês estava próximo da baliza. O jogador não recuou, já que entretanto outros adeptos saltaram para o relvado para pedirem satisfações ao guarda-redes suplente do Lyon, Mathieu Gorgelin. A partir daí, começou a confusão.

Gorgelin tentou defender-se quando cerca de 50 espectadores elevaram o tom do incidente, obrigando à rápida intervenção dos stewards e de alguns membros do staff das equipas. Assistiu-se, então, a uma troca de golpes entre alguns jogadores do Lyon e adeptos do Bastia, antes de a equipa visitante recolher aos balneários.

De acordo com a imprensa francesa, os restantes espectadores presentes no recinto assobiaram de forma ruidosa os adeptos que provocaram os incidentes, tendo os ânimos ficado exaltados também na bancada onde fica normalmente "alojada" a claque.

O encontro, que deveria ter começado às 16h portuguesas, arrancaria às 16h50, depois de cumprido um novo período de aquecimento. A primeira parte chegou ao fim sem golos mas, no momento da recolha aos balneários para o intervalo, uma nova tentativa de agressão de um apoiante do Bastia teve, desta vez como alvo o guarda-redes português Anthony Lopes. Perante a confusão gerada, o árbitro decidiu interromper o encontro.

Após o cancelamento da partida, os jogadores do Lyon chegaram a ser encaminhados para o autocarro, mas tiveram de regressar ao balneário "por razões de segurança". Ao que tudo indica, a polícia pretendia retirar do estádio os espectadores antes de autorizar a saída do veículo que transportava a equipa visitante.

No encontro da primeira volta da Ligue 1 entre Lyon e Bastia, o ambiente era já de tensão (nessa partida houve dois cartões vermelhos para jogadores do Bastia) e mais inflamado ficou depois das declarações públicas do então treinador da formação da Córsega, François Ciccolini. "Ainda têm de jogar em nossa casa. E aí vamos discutir as coisas como sempre, como homens", comentou.

Nas imagens recolhidas na altura do regresso ao balneário, percebe-se que não são apenas alguns adeptos do Bastia que se envolvem nos incidentes. É visível um steward numa troca de agressões com um jogador do Lyon.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários