Páscoa: ASAE apreende 600 quilos de carne de cabrito e borrego

Foi ainda detectado um talho que vendia borrego como se fosse cabrito.

Foto
Helder Olino / PUBLICO

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 600 quilos de carne de cabrito e borrego, no valor de 3.000 euros, na sequência de várias acções de combate ao abate clandestino, anunciou hoje aquele organismo.

Como resultado destas acções, que decorreram em Torres Vedras, Barcelos, Ponte de Lima e São Pedro do Sul, foi detectado um armazém a ser utilizado como sala de desmancha ilegal de animais para consumo público sem a competente inspecção sanitária, adianta a ASAE em comunicado.

Foram ainda detectados três talhos que procediam à venda ilegal de carne proveniente de abate clandestino e um talho que vendia borrego como se fosse cabrito.

Na sequência das acções de fiscalização, foram instaurados quatro processos-crime por abate clandestino, tendo em consideração "o abate de animais fora das instalações licenciadas para o efeito susceptíveis de afectar a saúde dos seus consumidores".

Segundo a autoridade de segurança alimentar, foi ainda instaurado um processo-crime por fraude sobre mercadorias, tendo sido apreendidos cerca de 60 carcaças de animais (cabritos e borregos) num valor total aproximado de 3.000 mil euros.

No comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica garante que "manterá particular atenção ao fenómeno, face ao acréscimo de procura das carnes de caprino e ovino que se verifica no período pascal" e procurará "reprimir práticas susceptíveis de colocar em risco a saúde dos consumidores".

Sugerir correcção
Ler 5 comentários